quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Criança & TV: Horários planejados

As conversas à mesa ficaram para segundo plano em muitos lares brasileiros. Uma pesquisa divulgada hoje pela empresa Knorr, em que 8 mil pessoas do mundo todo foram entrevistadas, mostrou que 69% das famílias brasileiras fazem refeições com a televisão ligada. No resto do mundo, 48% das famílias ouvidas relataram manter o aparelho ligado. “Quando você mantém a TV ligada, está impedindo o contato entre os integrantes da família. Não há diálogo entre pais e filhos. Não adianta estar junto se não há interação entre as pessoas das quais você gosta”, diz Miriam Weistein, jornalista norte-americana, autora do livro The Surprising Power of Family Meals (em tradução livre, O Poder Surpreendente das Refeições em Família).

Em contradição, cerca de 93% dos paulistanas entrevistados – ao total foram 300 mulheres da cidade de São Paulo – relataram ser a refeição o principal momento de conversa com os filhos. Além da falta de diálogo e contato, as crianças não aprendem a sentir prazer ao comer e, em alguns casos, não reconhecem os sabores que estão provando. Outro dado curioso é que a maioria consegue fazer apenas seis refeições em família, que durariam, em média, 30 minutos cada.

As mulheres também relataram se sentir pressionadas a melhorar a refeição, e 48% delas acreditam que o melhor meio seria fazer novas receitas. “A mulher tem de saber lidar com a diferença entre o que quer e o que consegue fazer”, diz Miriam. Para ajudar você nessa tarefa, veja as dicas que a autora dá a todas as mães:

- Diga para o seu filho o que você está fazendo. Fale que está trabalhando e que vai fazer o máximo para chegar no horário em casa.

- Tente se planejar para fazer isso. Organize seus horários e tente sair do trabalho na hora. Outra opção é entrar mais cedo e sair antes.

- Se mesmo assim o plano não der certo algum dia – e é provável que aconteça -, não se culpe ligue para a casa e converse com seu filho com clareza. Assim, ele não se sente inseguro porque sabe o que está acontecendo com você.
- Deixe as expectativas claras para você. Em um dia muito agitado, você não vai conseguir sair no horário.

- Não se culpe pelo que não consegue fazer. Você está fazendo o melhor para a sua família. Se estiver claro para você, vai ser mais fácil para que todos aceitem essa condição.

- Divirta-se. Quando você chegar em casa, aproveite para ficar com seus filhos e fazerem uma refeição em família.

* texto de thais lazzeri, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário: