segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festival "O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon"

Para quem é fã de animações japonesas, atenção. A 3moinhos Produções em parceria com a Caixa Cultural estão organizando um mega festival em homenagem a três grandes mestres da animação Japonesa: Katsuhiro Otomo, Satoshi Kon e o grande Hayao Miyazaki.

O festival
O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon será realizado no Rio de Janeiro e começa amanhã, dia 28, e vai até 10 de julho. Além da mostra de filmes, o evento terá um curso sobre O Universo de Miyazaki, uma oficina de mangá e um grande debate sobre os três diretores. Tudo isso com o ingresso de R$ 2,00.

A mostra - com sessões às 15h, 17h30 , 17h e 19h, de terça a sábado; e 14h, 16h e 18h, aos domingos - acontece nos Cinemas 1 e 2, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Todas as sessões de 15h e 14h serão dubladas e as demais legendadas em português. Mais informações, inclusive a classificação indicativa de cada filme, no site oficial do evento. Confira abaixo alguns dos filmes em cartaz no festival.

Luppin III: O Castelo de Cagliostro (Hayao Miyazaki, 1979) - O elegante ladrão Lupin III se envolve em uma aventura em busca de um tesouro escondido no castelo de Cagliostro após um grande roubo de notas falsas. Porém descobre que a bela Clarisse está sendo forçada a se casar com o dono do castelo. Com ajuda de seu colega Jigen e do espadachim Goemon, Lupin tenta salvar Clarisse, resolver o mistério do castelo e enfrentar os capangas do Conde e o inspetor Zenigata.

Meu Vizinho Totoro (Hayao Miyazaki, 1988) - Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Porém a árvore de cânfora ao lado é a moradia do curioso ser batizado de Totoro.

A Princesa Mononoke (Hayao Miyazaki, 1997) - O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que o infecta com uma maldição. Assim, ele viaja para as terras de um outro clã para compreender o mal que lhe aflige. Lá, ele se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta, e a princesa Mononoke, que fora criada por lobos.

A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2001 - foto) - O ganhador do Oscar de animação, acompanha a menina Chihiro, que vê os seus pais transformados em porcos e é transportada para um mundo surreal e assustador. Colocada para trabalhar na casa de banhos para deuses da bruxa Yubaba, agora Chihiro luta para não esquecer o próprio nome e voltar para o mundo real.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Hayao Miyazaki, 2008) - Sosuke encontra um peixinho preso em um pote de vidro enquanto brinca na praia. Porém o seu peixinho é filha de um feiticeiro marinho e agora deseja se tornar humana a qualquer custo.

Akira (Katsuhiro Otomo, 1988) - Numa Tóquio futurista e decadente dominada por gangues de motoqueiros, um deles demonstra sinais de poderes psíquicos. Raptado por uma organização governamental para fins de pesquisa, Tetsuo se torna extremamente perigoso para os que possuem poderes parecidos com os dele e para toda a Neo-Tokio.

Steamboy (Katsuhiro Otomo, 2004) - Situado em plena Inglaterra vitoriana, o filme narra as aventuras do jovem inventor Ray Steam. Este, ao receber um misterioso metal que pode ser uma nova fonte de energia capaz de abastecer uma nação, agora é obrigado a resgatar a sua família e salvar Londres da destruição.

Atriz Milenar (Satoshi Kon, 2001) - Ao descobrirem que um estúdio de cinema falido será demolido, dois repórteres resolvem fazer um documentário sobre a sua maior estrela, a senhora Fujiwara Chiyoko. A entrevista se torna uma viagem pela historia do cinema japonês com a interferência de uma chave com o poder de misturar realidade e fantasia.

Paprika (Satoshi Kon, 2006) - A dra. Atsuko Chiba desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário ao desenvolver uma máquina que torna possível o acesso ao mundo dos sonhos. O roubo da engenhoca provoca um surto de loucura, no qual as pessoas parecem sonhar acordadas. Atsuko assume o papel de Paprika, seu alter-ego no mundo dos sonhos, para descobrir quem está por trás da tragédia.

O Túmulo dos Vagalumes (Isao Takahata, 1988) - Durante segunda guerra, com o Japão assolado pela caos e a destruição, dois irmãos, Seita e Setsuko, se vêem sozinhos no mundo. Agora os dois tentam sobreviver em meio à fome, às doenças e à escassez de generosidade.

Nenhum comentário: