segunda-feira, 28 de julho de 2008

Literatura: Para não dizer que não falei de coelhos

Os livros infantis e todos que tratam a literatura fantástica, pelo menos para mim, são muito próximos das animações - tanto que normalmente costumam ganhar versões cinematográficas animadas ou live-action. Por isso, decidi dedicar um espaço também para falarmos sobre os livros encantados. Como primeira texto, escolhi um da amiga jornalista Silvana Tavano.

O elegante Edward Tulane é um coelho amado e exageradamente mimado pela menina Abilene. Quase todo de porcelana (só suas orelhas e o rabo fofo são revestidos de pele de coelho de verdade), Edward, um dia, é obrigado a viajar e acaba sendo literalmente lançado ao mar, mergulhando na longa e difícil aventura do auto-conhecimento. A Extraordinária Jornada de Edward Tulane (Editora Martins Fontes) foi um dos livros que li por indicação da Paula, uma menina encantadora, estudante do colégio Santo Inácio, com quem fiquei conversando um tempão sobre livros certo dia na Livraria da Vila.

Não é difícil adivinhar o que vai acontecer e como termina a jornada heróica e transformadora do coelho de porcelana, mas o texto da americana Kate DiCamillo (traduzido por Luzia Aparecida dos Santos) é delicado, emociona na medida e dá o recado sem escorregar na pieguice. As lindas ilustrações de Bagram Ibatoulline seguem o mesmo tom. Fiquei com vontade de ler O Tigre, da mesma autora.

(silvana tavano)

* Esta indicação de livro da Silvana Tavano foi publicada em seu blog, Diários da Bicicleta, e ela me permitiu reproduzir aqui. Além do blog, a amiga e jornalista – que eu admiro muito – é editora da revista MARIE CLAIRE e autora de uma série de livros que contam as aventuras da bruxinha Creuza.

Nenhum comentário: