quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cinema: Macacos com humor

A piada começa logo na ficha técnica do filme: Space Chimps – Micos no Espaço (que estréia dia 25 nos cinemas brasileiros) é o trabalho de estréia do diretor Kirk De Micco. Juro! Fora do “eixo” dominado por Pixar e DreamWorks, o desenho animado é produzido pela Vanguard Animation (de Deu a Louca na Cinderela), pela Odyssey (de Valiant – Um Herói que Vale a Pena) e pela estreante Starz Animation. Com resultados bastante positivos.

Uma sonda espacial envia para a Terra sinais de que poderia haver vida inteligente num planeta muito distante. Como seria perigoso enviar astronautas humanos para investigar, o comando espacial terráqueo decide mandar para o espaço uma tripulação de chimpanzés. Porém, como a intenção do governo é muito mais publicitária que científica, escolhe-se como um dos membros da tripulação o falastrão Ham III, herdeiro direto do chimpanzé Ham, um pioneiro da conquista espacial, na época do antigo projeto Mercury. Ham III não entende nada de astronáutica e põe em risco toda a missão. Além do que os tais alienígenas distantes podem não ser nada amigáveis com os simpáticos macaquinhos.


Space Chimps – Micos no Espaço
tem vários elementos para agradar crianças, sem aborrecer os adultos. O ritmo cômico é dos mais satisfatórios, os personagens são carismáticos desde os primeiros momentos e os diálogos são afiados e espertos. Tecnicamente, deixa bastante a desejar no desenvolvimento dos personagens alienígenas, mas o traço seguro dos protagonistas garante a qualidade. Pequenas críticas políticas e algumas falas de duplo sentido também ajudarão a fazer a alegria dos papais e titios que levarem as crianças ao cinema. Estas, certamente, se prenderão mais à riqueza de cores e de movimentação.

Quem estiver de olhos e ouvidos bem abertos também poderá detectar rápidas referências aos filmes e seriados 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Shrek, Perdidos no Espaço, Toy Story, Star Trek, Star Wars e Os Eleitos. A produção é de Barry Sonnenfeld, conhecido diretor de A Família Addams e Homens de Preto.


(celso sabadin)

* O querido amigo Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes

Nenhum comentário: