segunda-feira, 14 de julho de 2008

Maratona de animações

Está aberta a nova temporada do maior festival de animação da América Latina, o Anima Mundi. Até do dia 20, domingo, a 16ª edição do evento fica em cartaz no Rio de Janeiro, desembarcado em São Paulo, entre os dias 23 e 27 de julho. Na programação, 441 filmes de 42 países, destinadas a adultos e crianças.

E este ano, a maratona terá forte representação nacional, com 74 filmes de animadores brasileiros, incluindo os novos trabalhos de Alê Abreu, (de Garoto Cósmico), Allan Sieber (de Deus É Pai) e Carlos Eduardo Nogueira (de Yansan).

O destaque vai para o inédito Belowars (imagem ao lado), que está no seleto grupo dos longas-metragens em competição. O novo trabalho de Paulo Munhoz (de Brichos) é baseado no livro infanto-juvenil Guerra dentro da Gente, de Paulo Leminski. O cineasta concorre com outros três animados de peso, o dinamarquês Princess, de Angers Morgenthaler, aplaudido na Quinzena dos Criadores do último Festival de Cannes; a superprodução épica Delgo, dos americanos Marc F. Adler e Jason Maurer, dublada por Val Kilmer; e Idiots and Angels, do veterano Bill Plympton, também dos EUA. Plympton, que já é um freqüentador assíduo do evento, concorre, além da comédia de humor negro sobre um anjo relutante, com dois curtas, Hot Dog e Bonaroo Music Festival Trailer.

Na categoria de curtas, estão ainda The Pearce Sisters, produzido pela Aardman e vencedor do Festival de Annecy em 2007; Como Montar um Home Theater (imagem ao lado), da Disney, que marca a volta de Pateta à telona; a premiada animação em 3D francesa Blind Spot; e a ousada La Svedese, do italiano Nicolas Liguori, que faz um retrato delirante do romance da atriz Ingrid Bergman com o diretor Roberto Rossellini.

Além de curtir as exibições, o público poderá conhecer de perto o animador James McCoy, uma das cabeças por trás da Blizzard Entertainment, considerada uma das maiores empresas de computação gráfica para videogames do mundo. O produtor Arnold Kunert também marca presença no evento para apresentar o trabalho em stop-motion do veterano Ray Harryhausen, criador dos esqueletos de Jasão e os Argonautas.

As sessões Papo Animado ainda terão presença do alemão Andréas Hykade, cineasta de Ring of Ice (de 2000), e professor da Harvard University, e do brasileiro radicado no Canadá Daniel Schorr, diretor de Jonas et Lisa (de 1995), e Snow Cat (de 1998).

Confira a os locais das exibições e a programação completa no site do Anima Mundi.

Fonte:
G1

Nenhum comentário: