sábado, 21 de fevereiro de 2009

Animação pode ganhar filme estrangeiro

O filme antiguerra Valsa com Bashir pode dar a Israel seu primeiro Oscar no dia 22, domingo, contrariando as tendências históricas da Academia na categoria de filme em língua estrangeira que, até hoje, evitou premiar animações ou documentários. Alguns observadores do Oscar dizem que a combinação inovadora de cenas animadas e documentário do filme de não-ficção ajuda, e não prejudica, suas chances de conquistar um dos prêmios mais importantes do cinema mundial, que será entregue em Hollywood no domingo.

O diretor Ari Folman gravou conversas com israelenses reais que lutaram na invasão israelense do Líbano em 1982 e retratou em animação os acontecimentos trágicos e violentos descritos nas fitas de áudio. "De certo modo, é surpreendente que o filme seja visto como tendo boas chances de ganhar, devido ao tema incrivelmente áspero", disse Johanna Blakely, especialista em cinema do Centro Norman Lear da Universidade do Sul da Califórnia. "Mas acho que a razão principal de sua ascensão é seu estilo, por usar animação para fazer um documentário", disse ela. "Por alguma razão, essa combinação híbrida acabou favorecendo o filme."

Distribuição limitada
Valsa com Bashir recebeu um Globo de Ouro e foi considerado o melhor filme de 2008 pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos. Se o animado receber o Oscar, será o primeiro filme israelense, o primeiro documentário e o primeiro trabalho de animação a conseguir uma estatueta de melhor filme em língua estrangeira.

O desenho teve distribuição limitada nos cinemas norte-americanos, como também é o caso do candidato francês Entre os Muros da Escola, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e visto como o segundo mais provável oscarizável na cateogria. Filme naturalista ao extremo, Entre os Muros acompanha os esforços de um professor para educar adolescentes imigrantes.

O poético filme japonês Okuribito, sobre um violoncelista desempregado que vai trabalhar preparando cadáveres para serem enterrados, pode surpreender, segundo especialistas. Os outros candidatos são o alemão The Baader Meinhof Complex, sobre radicais de esquerda dos anos 1970, e o thriller austríaco Revanche, sobre um crime e suas consequências.

No ano passado, o drama austríaco sobre o Holocausto Os Falsários recebeu o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, tendo sido lançado nos EUA apenas dois dias antes do Oscar e rendido 5,5 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas e canadenses.

Já na categoria melhor animação, a grande aposta vai para o robozinho ecológico de Wall-e, da Pixar/Disney. A 81a. cerimônia do Oscar será exibida no dia 22, domingo, a partir das 21h, no canal TNT.

(shirley paradizo)

* fonte: portal G1

Um comentário:

Anônimo disse...

olá, adicionei um banner seu no meu blog, só peço desculpa por ter que colocar em um tamanho menor do que o normal por conta da minha barra lateral ser pequena, abraço!