quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Seu filho vê: Charlie e Lola

Quando a escritora inglesa Lauren Child criou Charlie e Lola, com certeza não imaginou que seus adoráveis personagens sairiam das páginas do livro para se tornar um enorme sucesso também na telinha da televisão. Os irmãos, apesar de idades e interesses diferentes, encaram as diversidades de seu cotidiano infantil sempre ajudando-se mutuamente.

Charlie é um menino de 7 anos que adora jogar futebol e desenhar foguetes e carros de corrida. Ele é sempre acompanhado por Lola, sua irmãzinha de quase 5 anos. Lola é muito independente, simpática e segura de si. Não pode viver sem leite cor-de-rosa e odeia tomate. Sem dúvida, a pequena sempre sabe o que quer, mas nem por isso deixa de se de meter em apuros. Para ajudá-la, seu irmão usa constantemente a lógica e seu senso de humor.

Palavra de especialista: "Destaque para as estratégias que Charlie usa ao resolver os problemas no relacionamento com sua irmã mais nova, de forma muito saudável e interessante. Outro aspecto importante a ser considerado refere-se às ações e representações da pequena Lola. Como toda criança nesta faixa etária, a natureza simbólica se faz presente em sua compreensão de mundo, como o egocentrismo ou a persistência em achar que sempre está certa, o fato de considerar 'tudo ao pé da letra', a inocência e a espontaneidade, que dá um toque engraçado aos seus questionamentos.

E, como não existe em nenhum dos episódios a intervenção dos pais, cabe a Charlie e a Lola resolver problemas sob a ótica infantil, de forma mais autônoma e independente, sem desconsiderar a educação e os valores vivenciados em sua família." - Ester Cecília F. Baptistella é psicóloga, doutoranda na Área de Desenvolvimento Humano e Educação pelo LPG/FE/UNICAMP e professora da Universidade São Francisco

Exibição: segunda a sexta, 8h e 20h30; sábados e domingos, 9h e 20h30, Discovery Kids

Indicação: a partir dos 2 anos

(shirley paradizo)

Um comentário:

Cesar Augusto disse...

E ÓTIMO!!!