sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cinema: 9 - A Salvação

9 é uma criaturinha estranha. Pequeno e feito de estopa, ele possui um zíper em sua barriga, dois olhos grandes em forma de obturador de câmera fotográfica que, quando se abrem, veem um mundo pós-apocalíptico, dominado por máquinas, onde seus oito antecessores tentam sobreviver a monstros mecânicos.

Este é o cenário no qual se desenvolve a animação 9 - A Salvação, criada por Shane Acker a partir de seu curta homônimo indicado ao Oscar em 2006 e com produção de Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva-Cadáver) e do russo Timur Bekmambetov. No longa, o diretor expande seu filme original, dando voz aos personagens e aprofundando as situações, além de trabalhar mais no visual.

O personagem 9 (Elijah Wood, na versão legendada/Vagner Abiate Fagundes, na brasileira) acorda nesse mundo e logo se depara com o 2 (Martin Landau/Marcelo Pissardini), que o ajuda a encontrar sua voz. O novo amigo é capturado por uma criatura mecânica. Entra em cena outro homenzinho minúsculo como 9 e 2 - trata-se de 5 (John C. Reilly/Marcelo Campos). Aos poucos, o pequeno protagonista descobre um grupo igual a ele.

O líder é o 1 (Christopher Plummer/Gileno Santoro), que prefere esconder-se no interior de uma catedral destruída a desbravar o mundo. Outros não compartilham dessa opinião. Os gêmeos e mudos 3 e 4 são curiosos e investigam tudo. Já a número 7 (Jennifer Connelly/Leticia Quinto) é especialista em artes marciais e vive distante do grupo.

Com um roteiro escrito por Pamela Pettler (de A Noiva-Cadáver), 9 - A Salvação nem sempre consegue manter o mesmo ritmo ao longo de quase 80 minutos. Algumas discussões, um tanto quanto filosóficas, e um final meio místico poderiam até afetar a qualidade do trabalho. Mas a forma como Acker se atém à sua integridade artística é um indiscutível mérito. Relacionando-se com a pintura, a literatura fantástica, primórdios da animação e os totalitarismos do século passado, 9 - A Salvação é uma parábola sobre a desumanização em contraposição ao avanço da tecnologia.

Uma história ao mesmo tempo empolgante e enigmática, o filme pode assustar as crianças pequenas, com seu visual soturno, seu humor retraído e a falta de figurinhas fofas - apesar do fato de os homenzinhos serem engraçadinhos de uma forma estranha. Os adultos, porém, terão muito mais o que aproveitar nesse filme, tanto das suas discussões sobre os avanços tecnológicos quanto de suas imagens sombrias. Não por acaso, 9 - A Salvação vai muito bem ao gosto de seu produtor Tim Burton, embora deixe de lado um pouco do humor cínico dos filmes do cineasta.

(alysson oliveira*)

* texto do amigo alysson oliveira, publicado originalmento no site cineweb, um endereço bem bacana para quem curte a sétima arte

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM DEMAIS!!

SOU ADULTO 32 ANOS E GOSTEI MUITO!!

NÃO COSTUMO VER DESENHOS.

EXCELENTE!!!