sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Estreia: O Papel das Histórias

A TV Rá Tim Bum também traz neste sábado uma estreia imperdível. A série animada O Papel das Histórias traz as principais fábulas do poeta francês La Fontaine (1621-1695). A atração é apresentado por um personagem velhinho, um contador de histórias, que descreve pequenos contos de maneira bem despojada, no intuito de entreter e passar conhecimento às crianças. Com personagens feitos em papel cartão, o desenho utiliza técnicas de teatro, artes plásticas e televisão para narrar histórias.

Jean de La Fontaine desde cedo se dedicou à literatura, fazendo sua estreia no mundo das letras com Os Amores de Psique e Cupido. Suas obras voltadas para o público adulto praticamente não sobreviveram ao tempo, mas as que dedicou ao universo infantil até hoje são cultuadas. Em 1668, ele publicou as primeiras fábulas, em um volume intitulado Fábulas Escolhidas.

O livro era uma coletânea de 124 contos, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou a obra ao filho do rei Luís XIV. As histórias, magistralmente contadas e sempre com fundo moral, tinham como personagens principais os animais. Como ele costuma dizer, “sirvo-me dos animais para instruir os homens". Os animais simbolizavam os homens, suas manias e seus defeitos.

La Fontaine reeditou muitas das fábulas clássicas de Esopo, o pai do gênero. Da vida de Esopo, pouco se sabe. Provavelmente que viveu na Grécia no século VI a.C. e teria sido escravo, corcunda e gago. Algumas fábulas escritas e reescritas por ele são A Lebre e a Tartaruga, O Homem, O Menino e a Mula, O Leão e o Rato, A Gansa dos Ovos de Ouro e O Carvalho e o Caniço.

Exibição: dia 03, sábados e domingos, 3h, 9h, 15h e 19h, TV Rá Tim Bum

Indicação: livre

(shirley paradizo)

Um comentário:

Unknown disse...

http://pasteldevento.org/2007/03/13/tutorial-como-fazer-um-banner-para-seu-blog/


da uma olhada nesse post vai te ajudar com HTML do seu banner....vlww...abraços
Rodrigo Schmitz

rodrigoschmitzinfo.blogspot.com