sexta-feira, 2 de outubro de 2009

In memoriam: Ivan Saidenberg

O Brasil perde um de seus maiores nomes dos quadrinhos. O roteirista Ivan Saidenberg morreu nesta quarta-feira, dia 30, em Santos, no litoral sul de São Paulo, vítima de complicações causadas por diabetes e insuficiência arterial. Perto de completar 69 anos, ele foi um dos mais conhecidos criadores dos HQs Disney no Brasil.

Escritor, cartunista, chargista e roteirista de quadrinhos desde 1960, Saidenberg iniciou a carreira na extinta Editora Outubro, na qual trabalhou até 1963, criando HQs de terror. Seu trabalho no gênero, além de faroeste, guerra e espionagem, foi continuado na Editora Abril, onde trabalhou até 1984. Foi lá que ele viveu o período áureo de sua carreira, onde criou diversos personagens, entre eles Zé Carioca, em parceria com o desenhista Renato Canini.

Saidenberg esteve também por trás das histórias de Peninha produzidas para a editora entre as décadas de 1970 e 1980. É criação dele ainda os personagenes da turma de Patópolis, como Morcego Vermelho, Zorrinho, Vovô Metralha, Pena Kid, Pedrão, Afonsinho, Morcego Verde, Zé Galo, Biquinho e muitos outros estão nessa lista.

Como chargista, ele colaborou no jornal Pasquim de 1977 a 1982 e participou de vários salões de humor, recebendo o Prêmio Júri Popular do Salão de Humor de Piracicaba, em 1979, além do Prêmio Abril em 1979, 1981 e 1983. Em 2000, Saidenberg ganhou o último de sua coleção (o Ângelo Agostini na categoria de mestre dos quadrinhos nacionais). Na Abril, Ivan assinou mais de mil roteiros até sair da empresa. Morou 16 anos em Israel, de onde voltou há poucos anos. Adotou desde então Santos como moradia, mesma cidade onde faleceu.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: