terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estante: Branca de Neve e os Sete Anões

Desde sua estreia nos cinemas, em 1937, o clássico Branca de Neve e os Sete Anões, da Walt Disney, conquistou o mundo inteiro para sempre. Premiado com um Oscar especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o animado deu início à tradição Disney de produção de longas-metragens de animações repletos de fantasia e encantos, com narrativas dinâmicas e um visual deslumbrante.

Branca de Neve foi relançado nos cinemas nove vezes - a primeira em 1946 -, saiu em vídeo e depois em DVD. A edição que chega agora, em DVD (R$ 44,90) - e Blu-Ray (R$ 99,90) -, é comemorativa de seus 50 anos de existência. O disco duplo tem horas de extras, incluindo jogos, imagens, canções e uma visita ao Hyperion, o primeiro estúdio de Disney, no qual o filme foi feito, utilizando um dispositivo especialmente criado para isso, a câmera muiltiplano. Por meio de uma nova tecnologia, você volta será transportado o portão do estúdio em Burbank, na Califórnia, e presenciará como era a vida por lá nos anos 30. A visita ao estúdio incluiu, ainda, um encontro com John Lasseter e as novas produções da Disney, como A Princesa e o Sapo e Alice no País das Maravilhas.

Registrada em livro pelos irmãos Grimm, a fábula foi um marco para o mundo da animação e um imenso salto para a Walt Disney Company. Aclamado com um prêmio honorário da Academy Award, em 1939, pela “considerável inovação que encantou milhões, e pela criação de um novo campo promissor para o entretenimento”, Branca de Neve e os Sete Anões é um dos contos mais adorados e mais assistidos da história. Também foi o primeiro filme com uma trilha sonora e o primeiro a utilizar a música para representar o avanço da história.

O filme narra a história de uma princesa que provoca inveja na malvada madasdra quando esta, por meio de seu Espelho Mágico, descobre que a moça é a mais bela de todas as mulheres do reino. Enfurecida, a bruxa envia um caçador para matar Branca de Neve e arrancar-lhe o coração como prova de um serviço bem-feito. A princesa escapa e foge para a floresta, deixando para trás seus sonhos com o Príncipe Encantado.

Cansada e com fome, ela se refugia em uma pequena casa no meio floresta e conhece seus adoráveis moradores, os anões Dunga, Soneca, Atchim, Dengoso, Feliz, Mestre e o mal-humorado Zangado. Todavia, nem toda a devoção de seus novos amiguinhos pôde salvar Branca de Neve da diabólica da rainha, que, disfarçada de uma simpática velhinha, lhe dá presente uma suculenta e irresistível maçã vermelha... envenenada

Curiosidades

• Branca de Neve foi desenhada com as feições inspiradas em Hedy Lamarr, considerada na época "a mulher mais bela do mundo".

• Walt Disney teve a idéia de levar para as telonas a encantada fábula em 1934, quando reuniu seus artistas e revelou seu desejo.

• Quando Disney anunciou que iria produzir um longa-metragem animado, a mídia considerou a idéia insensata, e certos de que o filme iria ser um fracasso total. De acordo com a imprensa, "o público jamais suportaria ficar de 80 a 90 minutos assistindo às cores brilhantes da animação e ouvindo piadas que deixariam todos cansados".

• No conto original dos irmãos Grimm, os anões não possuíam nomes nem personalidades específicas. Para a versão de Disney, mais de 50 nomes e personalidades foram elaboradas.

• Dunga foi o anão que mais deu trabalho aos artistas no começo da produção. A equipe não conseguia encontrar uma personalidade para o personagem, assim como uma voz adequada. Testes de vozes foram feitos, mas todas soavam muito parecidos com a do Mestre. Foi, então, que decidiram que ele não falaria.

• O laboratório da Rainha foi inspirado em filmes de diretores mestres do terror, como James Whale (de Frankenstein) e F.W. Murnau (de Nosferatu).

• O próprio Walt Disney escolheu os diálogos da Rainha, pesquisando frases que combinavam com o estilo da personagem, assim como eram certas para as emoções expressadas.

• Para ajudar os animadores a criarem personagens com movimentos mais realistas, foram filmados atores reais dançando e atuando, para dar inspiração aos artistas. Marjorie Belcher interpretou as ações de Branca de Neve, enquanto Louis Hightower foi o responsável pelo Príncipe.

Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem feito totalmente em Technicolor e também o primeiro a usar storyboards e a ter canções que complementavam a narrativa da história.

• O animado foi traduzido para 20 idiomas e houve uma grande preparação para as estreias mundiais, o que incluiu a tradução dos títulos do filme, dos nomes nas camas dos anões e dos livros da Rainha, além das telas de texto, o que foi algo inovador para época.

• Mais de 750 artistas trabalharam no filme, que levou quatro anos para ser produzido. Foram 32 animadores, 102 assistentes, 107 inbetweeners, 20 artistas de layout, 25 pintores dos cenários, 65 animadores de efeitos especiais e 158 profissionais no departamento de pinturas das células.

• Cerca de 1 milhão de desenhos foram concebidos, dos quais apenas 250 mil foram usados.

• Em 1996, o American Film’s Institute incluiu Branca de Neve e os Sete Anões na sua lista de 100 melhores filmes norte-americanos de todos os tempos, ocupando a 49a. posição. Até hoje o desenho desponta nas mais diversas listas de melhores filmes ou desenhos da história do cinema.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: