segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Barbie nos cinemas

Pouco se sabe, mas o fato é que a Barbie, que completou 50 anos em março, vai virar filme, após acordo entre o estúdio Universal e a Mattel, produtora do brinquedo. Esta será a primeira encarnação da famosa boneca em carne e osso. Barbie até então só havia sido protagonista de filmes de animação distribuídos em DVD, com vendas de 75 milhões de exemplares em todo mundo. Ainda sem filme e elenco definidos, o filme terá produção de Laurence Mark (de Eu, Robô e Jerry Maguire: A Grande Virada).

Foi Ruth Handler, esposa de Elliot Handler [fundador da empresa norte-americana Mattel] quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta. Mãe de três filhos, Ken, Skipper e Barbara, ela não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, o diminutivo de Barbara. Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Desde então, ela virou símbolo de beleza, sucesso e juventude. Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a boneca também ganhou uma família: o namorada Ken (1961) e as irmãs Skipper (1964), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1995).

A famosa boneca, vendida em mais de 150 países, em 2002, deixou sua marca na calçada da Fama, em Hollywood, ao lado de celebridades como Marilyn Monroe e Charles Chaplin. Ela também já foi vestida por mais de 70 estilistas famosos, entre eles Christian Dior, Chanel, Gucci, Givenchi e os brasileiros Walter Rodrigues e Lino Villaventura. Barbie também já teve mais de 108 profissões e já representou cerca de 50 nacionalidades, com looks regionais. Versões românticas e clássicos do cinema, teatro e TV também vestiram Barbie e Ken, como Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, tal como algumas divas, como Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh, que tiveram Barbies vestidas à imagem das suas personagens mais famosas.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: