segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Literatura: A ilha da fantasia

Abertamente inspirado nas aventuras de Robson Crusoe, A Ilha de Nim (R$ 26, Brinque-Book) nos leva a uma viagem fantástica ao lado de uma garota que mora em uma ilha paradisíaca e deserta no meio do oceano. Órfã de mãe, ela vive na companhia do pai, Jack, um renomado cientista, e dos seus melhores amigos - o iguana-marinho Fred e uma leão-marinho chamada Selkie. Nem ela nem o pai querem saber de outra vida.

Pudera. Nossa protagonista sobe em coqueiros, mede o vento e as marés, colhe frutas, cuida da horta, faz seu próprio pão e checa os e-mails do pai, que escreve artigos sobre o clima, a fauna e a flora da ilha. Ou seja, sua vida é perfeita, até que um dia Jack desaparece com seu barco durante uma tempestade e ela se vê completamente sozinha. Para resolver as adversidades, Nim percebe que tem de ser mais valente do que nunca e contar com a ajuda dos amigos para sobreviver.

Com linguagem leve, divertida e sofisticada, a obra da canadense Wendy Orr - que conta com ilustrações e um belo mapa de Kerry Millarde - funciona como um épico que mistura fantasia, realidade e lições sobre convivência com a natureza. A autora já publicou 24 livros e mais de 40 prêmios em seu currículo. A Ilha de Nim foi nomeada como um dos melhores livros para crianças pelo jornal LA Times e eleito o melhor livro para jovens leitores segundo a The West Australian Young Reader's Book Award, em 2001. Com essa fama, era de se esperar que ganhasse uma versão para o cinema, batizada de A Ilha da Imaginação. O longa-metragem infanto-juvenil, estrelado por Jodie Foster, Abigail Breslin (de Pequena Miss Sunshine) e Gerard Butler (de 300), está em cartaz nos cinemas de todo o país e vale ser conferido.

Confira a entrevista exclusiva com a escritora feita pela amiga, parceira e jornalista Cristiane Rogerio, da revista Crescer no post abaixo ou clique aqui.


(shirley paradizo)

Um comentário:

Anônimo disse...

olá, sempre que posso faço uma visita a seu blog... acho ele bem legal e com tudo o que eu gostaria de ler sobre animação. Adorei a idéia de vc tb colocar dicas de livros! Parabéns

alice