sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cinema: O Golfinho - A História de um Sonhador

O fundo do mar parece ser um cenário inesgotável para diretores e roteiristas de animação. Depois de Procurando Nemo, O Mar Não Está pra Peixe, o famoso Bob Esponja e alguns outros, chega ao Brasil a animação peruana O Golfinho - A História de um Sonhador. Dirigido pelo peruano Eduardo Schuldt e inspirado em livro de mesmo nome do escritor Sergio Bambarén, o longa tem como personagem central Daniel Alexandre Golfinho - que não se contenta com sua vida simples numa lagoa e decide ganhar o mundo. O protagonista é dublado pelo VJ Marcos Mion.

Vivendo em um mundo de regras preestabelecidas, Daniel é um sonhador. Um dia ouve um chamado estranho, vindo de uma arraia. Todos os seus amigos têm medo do animal, mas o golfinho dá ouvidos a ela, que lhe sugere abandonar a lagoa e perseguir suas aspirações.
Daniel decide ir a mar aberto e enfrentar qualquer obstáculo que cruzar o seu caminho. Ao abandonar sua comunidade e fugir para o oceano, ele não poderá mais unir-se aos seus amigos. Mas ele faz novas amizades, como Lulito, uma lula falastrona que também sonha desbravar o mar.

Ouvindo uma misteriosa 'Voz do Mar', Daniel seguirá o seu caminho, conhecendo novas criaturas, como o assustador Lucius, uma barracuda conhecida como 'Devorador de Sonhos', e que lidera um exército composto por 400 iguais a ela. Em meio a tantos inimigos, Daniel encontrará novos aliados, como o polvo gigante chamado Maitre, que mora dentro de sua concha, e o tubarão Sr. Dentada, incapaz de manter alguma amizade, porque come seus amigos.

O sonho de Daniel consiste em surfar a maior onda do mundo no dia em que 'o Sol fizer algo que nunca faz' - seja lá o que for isso. Um de seus maiores desafios será surfar a onda gigante - algo nunca visto antes pelos seres do mar. A história é cheia de significados místicos e que insistentemente força o protagonista a procurar o seu sonho - não importando as dificuldades. É até uma lição interessante a se ensinar às crianças, mas a forma como o filme o faz, sem a menor sutileza ou criatividade, é tiro que sai pela culatra.

Ainda assim, é possível tirar algumas lições com essa história do golfinho sonhador. A mais valiosa delas é que, atualmente, ninguém consegue chegar perto das qualidades dos filmes da Pixar no campo da animação, seja na técnica ou nos roteiros.

(alysson oliveira*)

* texto do amigo alysson oliveira, publicado originalmento no site cineweb, um endereço bem bacana para quem curte a sétima arte

Um comentário:

Verônica disse...

Pode não ser uma produção como as da Pixar, mas existe uma filosofia que é mostrada de forma singela, simples e muito significativa, assim como são os momentos de nossas vidas, aqueles que mais fazem a diferença, que mais tocam nossos corações, mas que muitas pessoas não valorizam, a simples mensagem de correr atrás de seu sonho, seja ele qual for, pois nós somos movidos pelos sonhos, pela esperança de um dia melhor, de ter amigos, de vencer desafios, e de perdoar... eu gostei.