
A HISTÓRIA >> começa em um pequeno país da Europa, no final da década de 1950. Naquela época, todo o mundo estava se rendendo aos super-heróis dos HQs americanos. Todos? Não! Uma dupla de “druidas” resistiu bravamente aos invasores. Amigos de longa data, os desenhistas René Goscinny e Albert Uderzo declararam guerra aos ianques, recorrendo aos antigos habitantes da França, os gauleses, para criar seus próprios guerreiros e pôr um fim na soberania dos quadrinhos estrangeiros sobre os jovens leitores franceses. Assim, nasceram o baixinho Asterix e seu inseparável amigo, Obelix. Seus criadores também lhes deram um lar: uma aldeia ao norte da Gália e a única a não cair nas mãos de Júlio César. Chefiada por Abraracourcix, a vila à beira mar é um paraíso: de um lado há o mar, fonte de peixe e de novos mundos; do outro, uma floresta repleta de javalis e de romanos para espancar. Para isso, os moradores contam a ajuda de uma poção mágica preparada pelo druida celta Panoramix, que confere , temporariamente, a quem a beba uma força sobre-humana.

A ÚLTIMA VERSÃO >> a ser lançada nos cinemas foi Asterix Asterix nos Jogos Olímpicos (2008). Na aventura produzida por Thomas Langmann, os heróis descobrem que há uma competição esportiva entre gregos e romanos a cada quatro anos. E, claro, eles não poderiam ficar de fora. Para conseguirem participar, Asterix, Obelix e todos os moradores da aldeia até deixam de lado um pouco de seu patriotismo e assumem sua porção romana. Só há um detalhe que os guerreiros não contavam: não poderão utilizar a poção secreta de Panoramix. O filme foi a produção mais cara da história do cinema francês, custando cerca de 115 milhões de dólares e atraindao uma multidão aos cinemas em seu primeiro dia em cartaz no país de origem. Não foi para menos. Além da história bem atrativa, o longa contou com participações para lá de especiais. O piloto alemão Michael Schumacher, por exemplo, surge como o personagem Schumix, que dirige uma carruagem vermelha com o símbolo da Ferrari. Também aparecem o ex-jogador de futebol francês Zinedine Zidane, a tenista francesa Amelie Mauresmo, o jogador de basquete Tony Parker, o britânico David Beckham e outros. Na linha de frente, carregava uma novidade. Asterix, dessa vez, foi interpretrado por Clovis Cornillac, que substituiu Christian Clavier, protagonista dos longas anteriores. O veterano Gerard Depardieu manteve o papel de Obelix.

A REALIDADE >> mistura-se com ficção nos livros de Asterix e Obelix. Historicamente, os gauleses foram derrotados pelos romanos de Júlio César. Suas terras foram conquistadas e seu povo submetido a um intenso processo de aculturação. Nenhuma tribo conseguiu resistir ao forte avanço das tropas do Império e sua cultura acabou também sucumbindo às imposições que vinham da Cidade Eterna, como era e ainda é conhecida a capital da Itália. Dentro desse contexto, Uderzo e Goscinny criaram a fictícia aldeia gaulesa que restistiu ao imenso poder de Roma graças à poção mágica do druída Panoramix. Alguns pesquisadores apostam que a destemida vila tem relações diretas com a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

O UNIVERSO >> desses carismáticos heróis se tornou real por meio de um parque temático. O Le Parc Asterix é totalmente ambientado na lendária aldeia galesa, com brinquedos e edificações que transportam os visitantes para o mundo de Asterix e Obelix. Entre as atrações estão espetáculos de baleias, teatros, circo, um navio gaulês e uma montanha-russa que atinge a velocidade de 80 quilômetros por hora. Apesar do apelo de herói nacional, sofre com a concorrência da vizinha ianque, o EuroDisney.
(shirley paradizo)
Um comentário:
Um clássico da BD franco-belga e tanto Astérix como Obélix são das minhas personagens preferidas dos quadradinhos. Aconselho a leitura de todos os livros, talvez não apostando nos últimos que foram lançados, onde se nota alguma quebra de qualidade.
No cinema, o primeiro filme da saga é convincente e apelativo. Um verdadeiro manjar dos deuses para quem conhece as aventuras destes terríveis gauleses.
Abraço.
Postar um comentário