quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Popeye cai no domínio público

Setenta anos após a morte de seu criador, Elzie Segar, os desenhos do marinheiro Popeye se tornaram de domínio público na Europa, de acordo com informação do jornal britânico The London Times. Os desenhos do personagem movido a espinafre perderam seus direitos autorais desde o 01 de janeiro deste dia de 2009 e agora podem ser usados por qualquer pessoa, sem que seja necessário o pagamento de alguma taxa ou autorização prévia.

Na Europa, os direitos autorais de uma obra duram até 70 anos após a morte de seu criador, o que difere da lei norte-americana, que estabele que Popeye está protegido por lá até 2024. Popeye estrelou histórias em quadrinhos, diversas séries de desenhos animados, jogos, um longa-metragem com protagonizado por Robin Williams e propagandas. Estima-se que, desde a sua criação, em 1929, a franquia gerou cerca de US$ 2,2 bilhões (aproximadamente R$ 5 bilhões) em vendas anuais. "Popeye é um dos primeiros desenhos famosos do século 20 a perder seus direitos autorais", disse Mark Owen, um especialista em propriedade intelectual, ao jornal.

Essa história, porém, ainda vai dar o que falar, já que a marca Popeye pertence à empresa King Features, que deve proteger seus direitos de forma "agressiva" até sua data expirar. Ou seja, na América do Norte Popeye tem dono até 2024 - um ano depois da entrada em domínio público de outro personagem mundialmente conhecido, o Mickey Mouse.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: