segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Literatura: O Livro das Garotas Audaciosas

Brincadeiras para uma festa do pijama, histórias de princesas de verdade (e não das encantadas), além de orientações para aprender golpes de caratê, para andar em uma montanha-russa e cuidar de um jardim. Essas são algumas das informações de O Livro das Garotas Audaciosas (R$ 69,00, Galera Record), das norte-americanas Andrea Buchanan e Miriam Peskowitz.

A obra é pura diversão, trata as curiosidades e temas com muito bom humor e, por isso, vai entreter não só a sua filha, mas você também (ou vai dizer que você já sabe trocar o pneu do carro ou como se constrói um patinete?). Como as próprias autoras definem, o livro é para toda “garota do século XXI” que tenha um espírito aventureiro. Andrea Buchanan, mãe de um menino e de uma menina de 9 anos e meio - “dois audaciosos” - foi pianista (chegou até mesmo a se apresentar no Carnegie Hall, famosa sala de espetáculos de Nova York) antes de se tornar escritora.

Já Miriam Peskowitz, mãe de duas meninas (de 10 e 3 anos de idade - “a mais velha adora subir em árvores e comandar missões de espionagem no quintal” - foi historiadora, blogueira, musicista e professora. A idéia do livro surgiu após o lançamento de O Livro Perigoso Para Garotos (de Conn Iggulden e Hal Iggulden, também lançado no Brasil pela Galera Record), que mexeu com o mercado de livros infanto-juvenis no mundo e agrada a garotos de 8 a 80 anos. Confira, abaixo, a entrevista que elas deram à revista Crescer.

Para vocês, o que é uma garota audaciosa?
Alguém que é confiante e interessada no mundo ao redor. É o tipo de garota que vai atrás de seus sonhos, que é curiosa, e sabe o que é interessante no mundo que a rodeia. Também é aquela menina que entra no jogo, não importa qual seja.


Além do Livro Perigoso para Garotos, o que inspirou vocês a escrever esta obra? Como escolheram os temas?
Existem tantas garotas diferentes que nós gostaríamos de escrever um livro em que todas pudessem se encontrar. Então, exploramos o que as meninas sempre souberam e gostaram.


Como foi feita a pesquisa para o livro?
Nós observamos nossas filhas e as amigas delas. Também perguntamos às mulheres que conhecemos o que elas mais gostavam na infância, além de pensar em tudo o que gostaríamos de saber quando éramos crianças.

Quais são as melhores memórias da infância de vocês?
Andrea Buchanan:
Eu adorava brincar de elástico, de tetherball (jogo em que uma bola está presa em um poste os participantes a jogam de um lado para o outro) e de bater palmas com minhas irmãs.

Miriam Peskowitz: Eu me divertia muito explorando a vizinhança de bicicleta e também desenhava mapas para encontrar tesouros imaginários. E alguns dos capítulos tratam destas brincadeiras: pular elástico, jogos de cartas e canções à beira da fogueira, que aprendíamos nos acampamentos. Meu pai me ensinou a cultivar vegetais no quintal, e é de onde veio o capítulo sobre o jardim secreto.

O que vocês aprenderam com este livro e o que compartilham com suas filhas?
Andrea Buchanan: Pensar no que caracterizou a minha infância me ajuda a trazer um pouco de audácia para a minha vida adulta. Hoje em dia, converso bastante com a minha filha sobre a audácia de todo dia - a bravura diária de ser honesto e entusiasta em relação ao mundo a nossa volta, e como colocar-se no meio disso tudo.

Miriam Peskowitz: Eu aprendi muito, e minha filha de 10 anos tem me ensinado tanto! Eu não era uma garota muito atlética, e ela é. Então, eu tenho aprendido muito a respeito de futebol, corridas, softball e basquete, sobre como é ter todos os olhos em você durante um jogo e como é trabalhar com os outros jogadores do seu time. Eu dividirei com ela o sentido de que o mundo é um lugar muito grande e como é ótimo ser uma parte dele.

Vocês diriam que este livro também pode ser considerado um “manual de sobrevivência” para as garotas?
O Livro das Garotas Audaciosas é sobre como prosperar, realizar seus sonhos e descobrir o que você quiser. Ele está cheio de histórias de mulheres e meninas que se destacaram na História, de pilotos e atletas a princesas, rainhas, cientistas e espiãs. Mas, é claro, se você se perder em uma floresta e ficar com frio, as instruções para construir uma fogueira com certeza irão ajudá-la...


* texto de Simone Tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário: