quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Meu AmigãoZão ganha prêmio APCA

A série animada Meu AmigãoZão abocanhou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como Melhor Programa Infantil do Ano. A votação aconteceu no dia 13 de dezembro e o evento de entrega dos prêmios acontecerá no primeiro trimestre de 2011, no SESC Pinheiros, em São Paulo. A seleção da APCA premia desde 1956 os projetos artísticos de maior destaque em cada ano em diversas categorias, entre elas Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil, Televisão e a estreante Arquitetura. Indicado para crianças em idade pré-escolar, o desenho já recebeu os prêmios Prix Jeuness Ibero America e primeiro lugar no Global Licensing Challenge no Mip Jr, em Cannes.

Na trama, o pequeno Yuri sonha em ter como animação de estimação um elefante. Quando seus pais se recusam a atender seu pedido, ele desenha centenas de elefantes nas paredes de seu quarto até cair no sono. No dia seguinte, um enorme ruído vindo de seu armário o desperta. Era ninguém menos que o elefante de seus desenhos, mas maior e melhor do que Yuri jamais havia imaginado. Desta maneira original, Golias, o elefante azul, torna-se o melhor amigo de Yuri. No dia seguinte, os dois amigos vão para a escola e têm uma surpresa: as outras crianças também têm seus próprios "amigãozões"!

A partir daí, Yuri, Lili, Matt e seus ‘amigãozões’ Golias (um elefante azul), Vanessa (uma girafa rosa) e Bongo (um canguru verde) enfrentam juntos os desafios de crescer com muita imaginação e cumplicidade. Eles vivem em uma vizinhança aconchegante onde todos moram perto. Os pais levam as crianças ao parque e elas também se encontram na escola e em casa. Por meio de brincadeiras e muita criatividade, os amigãozões ajudam as crianças a resolverem pequenas diferenças e a valorizarem as qualidades de cada um.
Elas, por sua vez, também colaboram com seus amigos bichos, mostrando que, quando se trata de amizade, tamanho não é documento e que todo mundo precisa de um AmigãoZão.

Os desafios do universo infantil são resolvidos por meio da diversão. O balão que sumiu no céu, a vergonha de falar em público, o medo de altura, não querer dividir o doce são somente algumas das questões enfrentadas por essa turminha sempre com muito humor e por meio de grandes aventuras. A cada episódio, as crianças concretizam seus desafios em lugares e situações fantásticas. Eles podem entrar nos desenhos de Yuri, voar atrás de um balão perdido, brincar em um castelo de nuvens, sempre construindo mundos tão ricos quanto a sua imaginação.

A série animada foi criada por Andrés Lieban - animador com mais de 20 anos de experiência e ganhador do Liv Ullmann Peace Award no Festival de Cinema Infantil de Chicago - e Claudia Koogan Breitman, tendo como inspiração o curta homônimo do próprio André. A animação ainda foi desenvolvida com respaldo de especialistas em programação infantil, como a consultora de televisão Beth Carmona, responsável por Mundo da Lua, Castelo Rá Tim Bum e Um Menino Muito Maluquinho. Jamie Piekartz, psicopedagoga e diretora da Tree House, canal reconhecido internacionalmente pela qualidade de sua programação infantil, foi uma das supervisoras da atração.

Meu AmigãoZão é atualmente transmitido pelo Discovery Kids em toda a América Latina. Em breve, ganhará as telinhas americanas por meio do Discovery Family. Confira a lista completa dos vencedores aqui.

Nenhum comentário: