quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Direto do tabuleiro

O cineasta Ridley Scott (de Gladiador) foi contratado oficialmente para dirigir Monopoly (Banco Imobiliário, no Brasil), um projeto entre a fabricante de jogos de tabuleiro Hasbro e o estúdio Universal. A idéia é conferir ao filme uma aura futurista, algo na linha de seu trabalho ícone Blade Runner - O Caçador de Andróides.

O roteiro vai ficar por conta de Pamela Pettler (de A Noiva-Cadáver e A Casa Monstro), que pretende criar uma narrativa baseada no célebre jogo. "Monopoly é o mais popular jogo de tabuleiro do mundo, então temos que encontrar o universo do jogo. Claramente, tem que ser algo bem-humorado, para a família - o jeito como o seu tio de repente compra a avenida tal. Você assiste às pessoas mudando. É como testemunhar Jekyll e Hyde. Em algum lugar aí tem algo histericamente divertido que pode render um filme empolgante", declarou Scott há um ano.

Lançado em 1933, Banco Imobiliário, que já vendeu mais de 200 milhões de unidades no mundo, é o mais recente jogo Hasbro a ter aprovada sua passagem para a tela grande. Jogos de tabuleiro e propriedades de marca, como a bem-sucedida adaptação feita no ano passado de Transformers, vêm sendo vistos como mais atraentes num momento em que os estúdios procuram reduzir seus riscos, fazendo filmes que já tenham públicos prontos.

Além dessa adapatção, a Universal está trabalhando com a Hasbro em vários projetos, como parte de um contrato de desenvolvimento de longo prazo. A Platinum Dunes, de Michael Bay (de Transformers), está produzindo sua versão para o cinema de Ouija Board, o "jogo do copo", enquanto o clássico Batalha Naval também está em desenvolvimento.

No próximo verão americano, a Paramount vai lançar um longa-metragem baseado no boneco G.I. Joe, enquanto Trivial Pursuit: America Plays está indo ao ar na TV como game show, exibido em vários canais dos EUA.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: