quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Criança & TV: Elas querem novelinhas

"Live action". Esse é o termo do momento entre os canais para crianças e pré-adolescentes. Engloba tudo o que não é desenho animado, mas produzido com pessoas "de verdade", como séries, programas com apresentadores, "reality shows" e até novelinhas. "É um fenômeno recente entre crianças a partir de uns 7, 8 anos. Esses programas geram uma identificação imediata com o público. Eles gostam de tramas que falam do primeiro romance, de moda, da escola, que tenham algo 'real'. Mesmo os desenhos animados para essa fase estão se aproximando do 'real'", diz Carolina Vianna, diretora de marketing no Brasil da Viacom, da Nickelodeon.

André Rossi, gerente de programação do Discovery Kids, observa a tendência entre pré-escolares. Por isso, o canal investiu em novas atrações com pessoas, como As Aventuras de Bindi (imagem acima), com uma garota que fala da natureza, e Mister Maker, no qual o apresentador ensina a fazer trabalhos manuais. Na opinião de Vianna, isso tem a ver com "a precocidade das crianças, o avanço da tecnologia, a internet".

Entre os sucessos do Nickelodeon nessa área estão o "reality" The Naked Brothers Band (dois irmãos que tocam rock) e o seriado iCarly (cantora que começa a carreira na escola). Como se pode ver, são "parentes" do megafenômeno do "live action", o High School Musical, do Disney Channel.

Tem também Karku, a primeira novela teen exibida no Nickelodeon, do Chile. No próximo ano, estréiam uma trama da Venezuela e outra realizada na Argentina. E já está nos planos do canal Boomerang lançar a produção de uma novela feita no Brasil, Dance, Dance, Dance, e do Cartoon Network, um desenho ao estilo dos reality, Ilha dos Desafios.

* Texto de Laura Mattos, publicado originalmente na Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: