segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Literatura: Você É um Homem Mau, Sr. Gum!

Um velho muito feio e sujo que odeia crianças, animais e diversão passa o seu preciosos tempo armando planos maquiavélicos para os personagens de Você É um Homem Mau, Sr. Gum! (Galera Record, R$ 25). Apesar de suas malvadezas - e ninguém sabe muito bem por quê - ele tem o jardim mais verde e florido de toda Lamonic Bibber.

Certo dia, um cão de rua decide adotar o jardim do Sr. Gum para brincar, o que não agrada muito o velho rabugento. Não demora para o caos se instalar na cidade. A única que pode ajudar o pobre cachorro das garras do velhote é uma garotinha de nome impronunciável conhecida apenas como Polly.

Primeiro de quatro livros do inglês Andy Stanton a ser traduzido no Brasil, Você É um Homem Mau, Sr. Gum! é repleto de situações bizarras e hilárias, que são acentuadas por recursos de gráficos e ilustrações bem típicas do humor inglês. O livro - que já vendeu mais de 300 mil cópias somente na Inglaterra - recebeu no ano passado o prêmio Red House Children's Award, concedido na Inglaterra a partir do voto de crianças.

Em breve, deve ganhar uma versão para a TV pelas mãos dos estúdios Nickelodeon, que trabalha na produção de um piloto e planeja levar o programa ao ar ainda este ano nos Estados Unidos. Em entrevista ao jornal inglês The Observer, em março deste ano, Stanton conta que criou Sr. Gum em uma noite de Natal. "Estava sem dinheiro, então escrevi o livro como um presente para meus sobrinhos, para fazê-los rir", disse ao jornal, que o define como uma versão comediante de Roald Dahl, autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate. O que Stanton não imaginava é que podia conquistar sobrinhos e seus tios pelo mundo todo.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: