segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estréia: Nova temporada de Backyardigans

Os bichinhos mais adorados pelas crianças na TV vão ganhar um novo amigo. Na terceira temporada de Backyardigans, o alce Tyrone, a hipopótamo Tasha, o pingüim Pablo, o canguru Austin e a criaturinha rosa Uniqua vão receber, em alguns episódios, a visita de um dinossauro chamado Boy.

Ele dá as caras a partir da aventura O Meu Melhor Amigo da Caverna, com exibição marcada para o dia 19 de novembro. Neste episódio, a turma brinca em Rockville, na idade de pedra, e Austin aparece triste por ter perdido seu bicho de estimação. Para recuperá-lo, ele terá como desafio aprender a assobiar.

O terceiro ano abre com o capítulo Duelo no Monte de Olimpo, que vai ter muito samba (a música, literalmente) como pano de fundo da história. Nele, Tyrone aparece como meteorologista de uma TV na Grécia e apronta algumas confusões nas previsões do tempo.

Criada por Janice Burgess, a série animada é exibida em 54 países e conta com mais 800 produtos licenciados. O programa se destaca por valorizar a imaginação infantil, uma vez que a turma transforma o quintal em palco de aventuras fantásticas, que podem se passar em oceanos ou desertos. Seus pontos altos são as canções em vários estilos e a ginga dos bichos. Cada coreografia é desenvolvida por dançarinos profissionais. O trabalho, dirigido por um coreógrafo, é filmado e serve de referência para que os animadores coloquem os personagens para dançar.

Em entrevista por telefone à Folha de S.Paulo*, Burgess falou das novidades, revelou de onde tirou a idéia para a série e se disse "triste e com raiva" de ver seu "trabalho de anos" ser usado na venda de produtos piratas.

De onde você tirou a idéia de criar uma série em que os personagens vivem grandes aventuras no quintal?
Quando recebemos a encomenda de criar algo, nossa experiência é muito importante. E eu, quando era criança, costumava brincar com meus amigos no quintal.

Por que inventou a personagem Uniqua, que não é nenhum bicho de verdade?
É uma das minhas personagens mais queridas. As pessoas são diferentes e únicas, assim como ela é.

Por que usa estilos tão diversos nas canções, da música clássica ao rock?
Porque posso usar. O compositor me diz: "Não quero ter que pensar em algo novo para todos os episódios!". E eu respondo: "Deixa que eu penso". Não há muita razão, escolhemos diferentes ritmos para ter diversidade.

Estréia: dia 17, segunda, 10h; reprises 17h30, Discovery Kids

Indicação: a partir de 2 anos

(shirley paradizo)

* Entrevista realizada por Laura Mattos, da Folha de S.Paulo

Um comentário:

Silvane Conrado disse...

Olá Shirley, eu particulamente adoooro os backyardigans e minha filhinha que ainda não tem 2 anos completos já é fã deles, principalmente da Tasha a sua preferida. E é isso mesmo, eu também brinquei muito na infância no quintal com meus amigos e usávamos direto a imaginação para as nossas brincadeiras, por isso mesmo eu e meu esposo estamos providenciando um lar com bastante espaço e árvores para que ela também possa ter esses privilégios de contato constante com a natureza. Adorei a matéria.
Bjos