segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Literatura: Os Contos de Beedle, o Bardo

O seu filho (e você) sente saudades de Harry Potter e não há novidade alguma? Saiba que, enquanto esperam o filme ainda este ano, e apesar da saga literária ter terminado com o sétimo livro - Harry Potter e as Relíquias da Morte -, os leitores têm algo muito bacana para se divertir. Já está disponível nas prateleiras das livrarias de todo o país a obra Os Contos de Beedle, o Bardo (R$ 24,50, Rocco), escrita e ilustrada por J.K.Rowling e com tradução de Lia Wyler, a mesma de toda a série Harry Potter.

A renda será revertida para a Children´s High Level Group, instituição inglesa que luta pelos direitos da criança e do adolescente. Uma coletânea de histórias populares para bruxos e bruxas, a obra foi citada no último livro da série como um dos itens deixados em testamento pelo diretor de Hogwarts, o bruxo Alvo Dumbledore, à colega de Harry, a estudiosa Hermione Granger.

Um dos contos retratados, O Conto dos Três Irmãos, é fundamental para o entendimento da trama e para que Rony, Hermione e Harry possam desvendar alguns dos mistérios envolvidos na batalha contra Lorde Voldemort. Como escritora, Rowling brinca muito no texto. Ela compara, por exemplo, os contos do livro com Cinderela, A Bela Adormecida, Os Três Porquinhos, João e Maria, entre outros contos de fadas dos trouxas (como são chamados os não-bruxos), e faz o leitor, de novo, sentir como se todo aquele mundo fascinante realmente fosse real.

Nas primeiras páginas, ela explica que são histórias contadas há gerações aos pequenos bruxos e bruxas na hora de dormir. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Rony se espanta ao saber que Hermione e Harry, que foram criados por trouxas, não conhecem histórias como Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante - uma das que estão presentes no livro, assim como O Bruxo e o Caldeirão Saltitante, A Fonte da Sorte e O Coração Peludo do Mago.

Os trechos de algumas histórias podem assustar as crianças mais novas - principalmente O Coração Peludo do Mago - , assim como o Lobo Mau ou as feiticeiras malvadas de nossos contos de fadas. No comentário de Dumbledore, inclusive, ele dá este alerta e comenta que, mesmo entre os bruxos, essa história geralmente é adiada pelos pais: “é de longe a mais horripilante das dádivas de Beedle, e muitos pais não a compartilham com os filhos até achar que eles têm idade suficiente para não ter pesadelos”.

No entanto, principalmente para os que já conhecem o universo de Harry Potter, as histórias são curiosas e trazem sempre alguma mensagem. A primeira, O Bruxo e o Caldeirão Saltitante, é divertida e mostra um bruxo que não gostava de ajudar as pessoas, ao contrário de seu pai. Aliás, entre os temas retratados pelos contos estão assuntos sempre retratados nas aventuras de Harry Potter: a ambição pelo poder (e os perigos que são originados dele), o amor e da amizade, a convivência entre trouxas e bruxos, a existência de animagos (bruxos que se transfiguram em animais) e a busca constante por algo que ressuscite os mortos, entre outros.

O livro também atrai, sem dúvida, pela brincadeira que Rowling faz com os leitores. A inscrição “traduzido das runas originais por Hermione Granger” e os comentários assinados por Alvo Dumbledore transportam o leitor ao mundo da magia. E, com certeza, instigam ainda mais a ler a obra - afinal, quem não quer ler o mesmo livro que seus personagens favoritos?

* Texto de Simoni Tinti, publicado originalmente no site da revista Crescer

Um comentário:

Anônimo disse...

com certeza vou ler este livro!
aliais vou ler tudo ligado a Harry Potter !!!