sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cinema: Uma Noite Museu 2

Aquela velha teoria de que a continuação é sempre pior que o filme original parece estar caindo por terra. Depois de O Cavaleiro das Trevas, Anjos e Demônios e do novo Star Trek, agora é a vez de Uma Noite no Museu 2 mostrar que uma sequência pode, sim, ser mais interessante que o filme que a originou. A continuação mantém os mesmos roteiristas, o mesmo diretor e – claro – o mesmo Ben Stiller do primeiro filme para contar uma história nova e mais bem amarrada que a da produção original.

Agora, os personagens que aprendemos a curtir em Uma Noite no Museu estão sendo “despejados”, por serem apenas obsoletos bonecos de cera. Os novos tempos pedem tecnologia virtual e interatividade. Desta forma, Larry Daley (Stiller), que deixou de ser guarda do museu para se transformar em um rico empresário, corre para socorrer seu velhos amigos e acaba se envolvendo em uma confusão de proporções gigantescas no não menos gigantesco Museu Smithsonian, de Washington.

Com excelente ritmo de aventura e ótimas tiradas cômicas, o longa traz, entre seus acertos, a soma dos velhos e conhecidos personagens (o cowboy, o general romano, Ted Roosevelt...) com novas “peças de museu” que se integrarão à nova trama. E com um capricho todo especial dedicado tanto ao casting quanto ao desenvolvimento destes coadjuvantes. Principalmente Amy Adams (vivendo a pioneira da aviação Amelia Earhart), Hank Azaria (no papel de um divertido faraó do mal), e do ator cômico francês Alain Chabat (como Napoleão Bonaparte).

O eficiente roteiro, repleto de alternativas, não deixa que Uma Noite no Museu 2 caia no mesmo erro de seu original, ou seja, o de ser um filme de uma piada só. Apoiado por excelentes efeitos especiais e uma exuberante direção de arte, o filme é diversão garantida para toda a família, sem constrangimentos.

Em cartaz: dia 22, sexta, nos cinemas nacionais

Classificação: livre

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

Nenhum comentário: