quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um padre, um desenho e balões

Mais uma vez, passeando por sites, encontrei esse texto bem bacana de Diego Assis, publicado no portal G1, no qual ele fala sobre Up: Altas Aventuras e o padre brasileiro que desapareceu voando com balões. Mera coincidência?

Tudo não passa de uma mera coincidência, mas a história do padre brasileiro que desapareceu em Santa Catarina e foi encontrado no estado do Rio de Janeiro há cerca de um ano, ao tentar bater um recorde voando com balões, emocionou a equipe de Up - Altas aventuras, nova animação da Disney/Pixar que foi exibida pela primeira vez à imprensa no dia 13, quarta, no Festival de Cannes.

Escolhido para a sessão de gala de abertura do evento, o longa conta a história de Carl, um velhinho de 78 anos que perde a mulher e decide voar para a América do Sul amarrando milhares de bexigas coloridas em sua casa. "Nós ouvimos falar do padre. Sentimos muito por ele", disse o produtor-executivo Bob Peterson, em entrevista coletiva à imprensa em Cannes. "Nos Estados Unidos também tem um sujeito que junta dinheiro e, duas vezes por ano, sai fazendo a mesma coisa." O episódio do padre Adelir de Carli, no entanto, não inspirou nem alterou o rumo do filme, que já vinha sendo escrito há quatro anos.

Em tom de brincadeira, o diretor do longa, Pete Docter, afirmou que tomou toda cautela para evitar que o feito do viúvo voador de Up tentasse ser repetido por desavisados em casa. "A primeira coisa que fizemos foi perguntar aos cientistas: quantos balões seriam necessários para fazer uma casa dessas levantar voo? Eles disseram: 26,5 milhões de balões. Então não há risco", defendeu. "De todo modo, há gente que faz essas coisas mesmo assim, não seremos nós que vamos mudar isso."

Docter revelou também que durante a fase de produção da animação, ele e sua equipe viajaram ao Brasil para visitar Roraima, especialmente as serras de escarpas típicas da região, na fronteira com a Venezuela, que serviram de inspiração para os belos cenários do animado. "Ficamos escalando por dez horas. Eram dez animadores suando para chegar no topo", diverte-se o animador, que entre outros assina também a direção de Monstros S.A.

Herói da terceira idade
Décimo filme de longa-metragem da Pixar, Up segue a tradição de ousadias - alguns chamariam de risco comercial - do estúdio fundado por John Lasseter, que chegou a colocar um rato na cozinha como herói do filme Ratatouille e a apresentar quase 30 minutos de imagens sem diálogos na abertura de Wall.E.

Protagonizado por um senhor da terceira idade, capaz de afastar as sempre abundantes ofertas de licenciamento no mundo da animação, Up aposta em um ritmo mais lento, contemplativo, recheado de silêncios, que Lasseter credita à influência de Hayao Miyazaki, de A Viagem de Chihiro. "É o que nos permite focar nos personagens", afirmou Lasseter na coletiva. "O importante, para mim, sempre foi achar o coração da história. Com a tecnologia que temos hoje, sei que podemos fazer sempre algo bonito, colorido, mas o mais difícil, o desafio, é encontrar o coração."

Parte de uma tradição que começou em Cannes ainda na década de 1940, com a premiação do desenho Dumbo, da Disney, Up escreve um novo capítulo na história do festival ao transportar o público da sessão de gala de abertura ao novo mundo do cinema em tecnologia 3D. "Estou muito feliz. Abrir um dos festivais de maior prestígio do mundo é uma grande coisa nas nossas carreiras, mas o que quero ver mesmo hoje à noite é a imagem de toda essa gente dentro da sala de smoking e óculos 3D", brinca.

Conhecido por ser um dos pioneiros no uso do computador na produção de animações, o diretor-criativo da Disney/Pixar acredita que o futuro do formato está em uma volta ao passado. "Estou interessado em ver mais animações desenhadas à mão, em 2D. Por algum tempo, falou-se que o público é que não queria mais esse tipo de animação. Mas o que o público não quer são histórias ruins. O 2D é só o bode expiatório", prega Lasseter, que, não por acaso, assina a os créditos de A Princesa e o Sapo, próximo longa animado da Disney, feito - este, sim - à moda antiga.

* texto de Diego Assis, publicado no portal G1

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