segunda-feira, 25 de maio de 2009

Literatura: Fábulas

Mais um livro do escritor brasileiro Monteiro Lobato ganha nova edição e para lá de primorosa. Trata-se de Fábulas (editora Globo), publicado originalmente em 1922 e que agora chega com ilustrações de Alcy Linares, um dos ilustradores de livros infatis mais premiado no Brasil. Como o próprio nome diz, o livro traz belíssimas fábulas - algumas delas de Esopo e La Fontaine são reescritas pelo autor e outras levam sua assinatura - narradas por Dona Benta e sempre estão acompanhadas de perguntas e críticas inteligentes da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Inclusive da Emília, que chega a ponto de "querer linchar" uma delas, cuja lição de moral pareceu-lhe muito cruel. A bonequinha também se inspira em das narrativas para, um dia, reformar a natureza.

Mas são os bichos os personagens principais dessas histórias. Eles falam, pensam e interagem com os homens. Carneiros unidos contra uma raposa, um burro metido a juiz, um macaco que passa a perna no gato e muitos outros animais povoam as páginas desta obra.

Após o término de cada conto, as discussões entre a turma sobre o que ouviram facilita o entendimento da história. A obra toda de Monteiro Lobato é muito rica em ensinamentos educativos para as crianças e também para os adultos. Não há quem não se encante com os livros do fascinante Lobato, um gênio entre os fabulistas.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: