quinta-feira, 21 de maio de 2009

In memoriam: Wayne Allwine

Morreu na última segunda-feira, dia 18, o ator e especialista em efeitos sonoros Wayne Allwine, que emprestou sua voz ao famoso camundongo Mickey Mouse durante os últimos 32 anos. por mais de 30 anos. A morte ocorreu devido a complicações de diabetes. Ele tinha 62 anos. Wayne foi a voz do personagem de Walt Disney por mais de três décadas, e sua viúva, Russi Taylor, dublou a Minnie, a namorada do ratinho, desde 1986. Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, a viúva Taylor Russi, que dublou a Minnie desde 1986, revelou que "Wayne era o meu herói. Ele realmente amava interpretar Mickey Mouse e tinha muito orgulho de ter feito isso por 32 anos”.

Allwine começou a trabalhar na Disney em 1966, mas só começou a dar dublar o camundongo apenas em 1977, no programa Clube do Mickey. Ele foi o terceiro emprestar sua voz ao personagem mais famoso do estúdio. O próprio Walt Disney começou a dublar a voz do Mickey Mouse em 1928, quando ele fez sua estreia em Steamboat Willie. Jimmy Macdonald assumiu o cargo em 1947 até entregar as rédeas ao seu protegido Allwine.


Depois disso, Allwine continuou dando vida ao ratinho em diversos filmes, entre eles estão Um Conto de Natal do Mickey (1983), Who Framed Roger Rabbit (1988), e O Príncipe e o Plebeu (1990). Ele também deu vida ao Mickey nos parques temáticos, na televisão, rádio e eventos de palco ao vivo. "Wayne dedicou toda a sua carreira profissional à Disney, e durante os últimos 32 anos, ofereceu muita alegria, felicidade e conforto a muitos ao redor do mundo, cedendo sua voz ao personagem mais amado e simbólico, Mickey Mouse", disse Robert Iger, chefe-executivo da Disney.

Além de Mickey, Allwine também interpretou outros personagens em filmes como O Caldeirão Mágico (1985) e O Ratinho Detetive (1986). Ele, que venceu um Emmy por seu trabalho de edição de efeitos sonoros no longa Amazing Stories, trabalhou junto com o especialista de efeitos sonoros Jimmy Macdonald por sete anos e meio, editando filmes como Splash (1984) e Three Man and a Baby (1987). "O Mickey é a verdadeira estrela", disse Allwine uma vez sobre seu trabalho.

(shirley paradizo)

* com fonte do portal G1

Nenhum comentário: