segunda-feira, 4 de maio de 2009

Literatura: Tchibum!

Além de nadar, ser pai de dois filhos e empresário, Gustavo Borges recentemente estreou na literatura infantil com o livro de imagem Tchibum!, ilustrado por Daniel Kondo e publicado pela editora Cosac Naify (R$ 21,00). Durante um bate-papo descontraído em sua academia no Morumbi, em São Paulo, ele falou sobre o desafio de escrever um livro para crianças. “A proposta é incentivar as primeiras braçadas e estimular as crianças a perderem o medo da água, sob o olhar atento do professor de natação”, disse. No caso de Tchibum! é como se Gustavo Borges acompanhasse a primeira aula de natação de uma criança: do primeiro mergulho ao abraço molhado nos pais ao sair da piscina.

A vantagem do livro de imagem é que pais e filhos podem soltar a imaginação para contar a história do jeito que quiserem e ela pode se renovar a cada instante, sempre que surgir novas ideias. Praticar uma atividade física traz muitos benefícios. No caso da natação, há uma melhora na postura porque mexe e fortalece todos os músculos do corpo, aumenta a capacidade respiratória, prevenindo doenças como bronquite e asma, melhora a coordenação motora, controla o estresse e relaxa.

Tchibum! foi impresso em papel especial, que suporta algumas gotas d’água, além de ilustrações bem coloridas e um efeito especial já na capa. Confira a entrevista com o autor aqui.

* texto de bruna menegueço, publicado no site da revista crescer

Nenhum comentário: