sábado, 8 de janeiro de 2011

Calça quadrada em nova temporada

A Fenda do Biquíni está em festa. No início desta semana, a Nickelodeon a produção da nona temporada do desenho Bob Esponja, uma das séries de maior sucesso do canal. Os 26 novos episódios serão exibidos nos Estados Unidos a partir de 2012. Com a renovação, a produção chegará a 203 episódios. O calça quadrada e seus amigos atualmente protagonizam a sétima temporada, com a oitava prevista para estrear ainda este ano na TV americana.

Criado pelo biólogo Stephen Hillenburg, o desenho narra as aventuras Bob, uma esponja-do-mar quadrada e amarela que vive no fundo do Oceano Pacífico, em um lugar chamado Fenda do Bikini. Ele trabalha como cozinheiro na lanchonete Siri Cascudo, do Sr. Siriguejo e famosa por preparar o melhor hambúrguer de siri das redondezas. Bob mora em um abacaxi e tem como melhor amigo Patrick, uma estrela-do-mar rosa. Juntos, eles vivem as mais loucas e divertidas aventuras no fundo do mar, enfrentando os mais diversos perigos e situações para lá de hilárias.

O no sense Bob Esponja está no ar na TV americana desde 1999, sendo a série animada de maior audiência do canal nos EUA entre o público da faixa etária de 2 a 11 anos. Vendida a 171 países, incluindo o Brasil, e dublada em 26 idiomas, em 2004, o personagem e sua turma saiu da TV e ganhou as telas de cinema em filme com orçamento de US$ 30 milhões. Hoje existem mais de 150 produtos relacionados à animação, somente no Brasil. Bob Esponja ilustra camisetas, sandálias, é tema de jogo de tabuleiro, videogame e ganhou trilha sonora.

O personagem esquisitinho, abobalhado e atrapalhado já conquistou mais de 30 prêmios, incluindo seis estatuetas do Emmy, o principal da TV norte-americana, e foi tema de livro em 2006. Bob Esponja: um Guia Completo Sobre o Desenho Animado Mais Irado da TV traz muitas curiosidades sobre os personagens, os lugares em que moram e frequentam, sobre os próprios episódios da TV e algumas informações interessantes sobre as criaturas que habitam o mar: caranguejos polvos águas-vivas, baiacus, estrelas-do-mar, esponjas (e até roedores?)...

Nenhum comentário: