quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entrevista: Mariana Caltabiano

Mesclando personagens animados com cenas reais, Brasil Animado chegou às telas de cinema com pioneirismo: inaugurar no Brasil a tecnologia 3D. O longa-metragem acompanha a dupla Stress e Relax em busca do "grande jequitibá rosa", a árvore mais antiga e rara do Brasil. A diretora Mariana Caltabiano, responsável pelo site IGuinho e criadora dos personagens e da série animada Gui & Estopa, nem sempre se dedicou ao cinema. Antes, ela trabalhava como publicitária desenvolvendo comerciais para a televisão. Também escreveu muitos livros infantis como A Arca de Ninguém, Tampinha Tira os Óculos e O Mistério da Casa Hope até virar diretora de desenhos. Nesta entrevista que Mariana condeceu "à minha pessoa" para o site da revista Recreio, ela conta um pouco sobre o 3D, o filme em si e sua carreira.

Como surgiu a idéia de Brasil Animado?
Eu sempre tive vontade de conhecer o Brasil e imaginei que seria muito divertido fazer isso na companhia de dois personagens hilários como o Stress e o Relax.

O animado se passa em diversas cidades do país. Vocês foram visitar todos esses locais para filmar?
Sim. Foi uma verdadeira loucura. Imagina viajar por todo o Brasil em apenas 40 dias. Foi um pouco cansativo, mas a gente faria tudo de novo!

Você inaugurou a tecnologia 3D no Brasil.Como foi e está sendo essa experiência?
Fantástica! Eu aprendi muito e me surpreendi quando descobri que eu poderia ver as imagens em 3D no próprio set, usando um monitor e um óculos especial.

Brasil Animado mescla técnicas 3D, animação tradicional e live action. O que a levou misturar cenas reais com o imaginário?
Eu já tinha usado essa linguagem na série Gui, Estopa & a Natureza, exibida pelo Cartoon Network. O público gostou muito da mistura, muitas pessoas pediram mais desenhos com essa mescla.

De onde surgiram os personagens Stress e Relax?
Stress e Relax surgiram no longa As Aventuras de Gui & Estopa. Neste filme, eles mostravam como é feito um desenho animado, desde a ideia até o lançamento nas salas de cinema. A parte mais divertida é que eles não tinham noção de como fazer uma animação e acabaram descobrindo no desenrolar da história.

Você acredita que o Brasil tem potencial para desenvolver mais filmes de animação? Qual seria o principal desafio?
Acredito. O principal desafio ainda é conseguir dinheiro para produzir os filmes.

Você começou carreira em publicidade, migrou para livros infantis e agora para animações. Como foi essa transição?
Eu trabalhava em publicidade, mas vivia assistindo a desenhos animados, lendo quadrinhos e visitando lojas de brinquedos. Comecei a imaginar como devia ser bom trabalhar nessa área. Tive a ideia de escrever um livro, baseado em um reino todo feito de comida, que eu costumava desenhar quando era criança. O livro Jujubalândia virou série de TV, site e peça de teatro. Depois disso, criei a Turma da Garrafinha para a TV Globo e não parei mais. A animação começou quando criei o portal IGuinho. Começamos com jogos, depois fizemos quadrinhos animados e mais tarde produzimos As Aventuras de Gui & Estopa.

No campo da animação, como você vê o cenário hoje? Há espaço e possibilidades para quem quer atuar nesse ramo?
O cenário hoje é muito melhor do que quando não existiam os computadores e a internet. Hoje já é possível começar fazendo animação em casa e exibindo na internet. Se os personagens forem bons, eles podem ganhar uma série para a TV, como foi o caso de Gui & Estopa.

Como é fazer desenho para crianças?
É muito bom. Principalmente porque tenho a ajuda da minha filha Isabela, de 11 anos, e do meu filho Felipe, de 8 anos. A gente dá muita risada pensando nas aventuras da turma do Gui.

Por falar em Gui e Estopa, você também faz a voz do personagem Gui...
Eu estava tentando mostrar para o dublador como eu imaginava a voz do Gui. Ele achou o resultado muito legal e sugeriu que eu mesma dublasse.

Qual é a sua inspiração na hora de criar personagens? E a história?
Minha inspiração são minhas memórias de infância, meus filhos e as crianças de modo geral. Sou muito observadora. Para mim, os personagens sempre nascem antes das histórias, depois eles vão me contando como a história é.

Quais seus longas de animação preferidos?
Ratatouille, A Era do Gelo 3, Up! Altas Aventuras e Toy Story 3.

E na televisão, que desenho você curte?
Pica-Pau, Pernalonga, Os Simpsons e Bob Esponja.

Algum novo projeto em vista, tanto na área de animação como na de literatura?
Estamos produzindo o Zuzubalândia 3D, que fica pronto em 2012.

Nenhum comentário: