quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Parabéns, Hayao Miyazaki

Hoje Hayo Miyazaki faz aniversário e o MUNDO ANIMADO presta esta pequena homemagem ao grande mestre da animação. O criador de Totoro - que faz uma ponta em Toy Story 3, como uma homenagem da Pixar ao animador -, nasceu em 5 de janeiro de 1941, no Japão e começou a trabalhar no Estúdio Toei, em 1963. Entre 1971 e 1982 realizou projetos próprios em estúdios montados com ex-colegas da Toei. Em 1982, publicou o mangá Kaze no Tani no Naushika [Nausicaä do Vale do Vento], que viria a ser o primeiro grande sucesso de seu Studio Ghibli.

A história em quadrinhos (publicada no Brasil pela Conrad Editora) ganhadora do Anime Grand Prix em 1984 foi adaptada em série e filme, mas, infelizmente, nunca alcançou os cinemas do Ocidente. Considerada "graphic novel" de todos os tempos, segundo a prestigiada publicação The Comics Journal, Nausicaä se passa em um futuro distante, quando a Terra foi completamente destruída e os poucos humanos que restaram vivem entre grandes oceanos de poluição (teria sido um presságio? quem sabe, partindo desse grande mestre visionário!).

A partir de 1996 fecha um acordo de distribuição com a Disney e seus filmes passam a ser conhecidos no mundo inteiro. Atualmente trabalhando intensivamente na continuação do filme Porco Rosso, Miyazaki vive em seu estúdio (o multidisciplinar Studio Ghibli) no Japão entre pranchetas e cigarros. Diante da avalanche de animações em computação gráfica que tomaram o cinema de animação nessas duas últimas décadas, ele se mantém fiel à velha fórmula do lápis na mão, levando às telas histórias fantásticas e com imagens artesanais ainda mais belas.

Apesar de ser cultuado pelos cinéfilos de plantão do mundo todo, Miyazaki só ganhou fama mesmo após vencer o Oscar em 2003 por A Viagem de Chihiro, provando que o cinema de animação ainda podia lucrar bastante com as aventuras feitas à mão recheadas de imaginação sem fronteiras e crítica poética. Seguindo os passos do pai, Goro Miyazaki anunciou recentemente que vai colocar no cinema, com o selo do estúdio Ghibli, a adaptação do mangá Kokuriko-Zaka Kara, bastante popular no Japão durante os anos 1980. Confira abaixo os principais longas dodiretor, ator, roteirista, desenhista, animador, criador e criador de trilha sonora.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008) - é a animação mais recente de Miyazaki, na qual mostra sua preocupação com a destruição da natureza pelo homem.

O Castelo Animado (2004) - Miyasaki atingiu seu ápice poético com uma bela história sobre a perda e a procura de um coração.

A Viagem de Chihiro (2003) - lealdade, amor e amizade nesse encantador filme vencedor do Oscar de Melhor Animação e que tornou Miyazaki finalmente reconhecido pelos americanos e o resto do mundo

Meu Vizinho Totoro (1988) - é considerado, por muitos, como a grande obra-prima do diretor e foi eleita a melhor animação de todos os tempos pela revista Time Out.

Princesa Mononoke (1997) - por meio de uma história que aborada lealdade, origens e, principalmente, a preservação da natureza, o diretor cria uma clássica mensagem ecológica com

Porco Rosso - O Último Herói Romântico (1992) - em uma clara referência à maneira como os homens se transformam em animais em tempos de guerra, Miyazaki criou essa metáfora sutil sobre nossa constante falta de humanidade.

O Castelo de Cagliostro (1979) - conhecido como um dos grandes clássicos da animação japonesa, foi o primeiro longa-metragem de animação de Miyazaki para os cinemas.

Um comentário:

Nice disse...

Maravilhoso. Tem alguns que ainda não assisti. Vou corrigir esse erro imediatamente.