sábado, 22 de janeiro de 2011

Estrela pop virtual

O mundo está se transformando e virando cada vez mais virtual do que real. A prova está no sucesso estrondosa que uma cantora de música pop japonesa está fazendo na rede. Seu sucesso é real, mas a moça é de mentirinha, um projeto computadorizado em 3D. A diva Hatsune Miku é uma garota de 16 anos, de cabelos coloridos, olhos gigantes e.... digital! A cantora fez tanto sucesso na rede que foi agendado uma turnê de shows, acompanhada de uma banda que toca músicas ao vivo. Como isso é possível? Um holograma, claro!

A imagem é tridimensional (3D) e muito real. A empresa responsável pelo desenvolvimento do software é a Yamaha que criou o Vocaloid, um sintetizador de voz que permite fazer canções digitando somente a letra desejada e simultaneamente a melodia é encaixada.

Com mais de 68 mil fãs no Facebook, só em 2010, a celebridade virtual já lançou mais de 100 músicas. Pouco se sabe sobre sua personalidade, já que seus criadores não revelam muita coisa sobre a Hatsune. O fato é que, devido a seu grande estouro em terra nipônicas, os americanos já estão de olho e juntamente com os japoneses pretendem lançar uma versão americanizada da pop star.

Confira o vídeo abaixo e observe a impressionante reação da platéia - digna de um show de astros! - quando Hatsune aparece no palco. Isso sem falar nos produtos licenciados!

Nenhum comentário: