sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estreia: O Mágico

Entre todos os lançamentos de animação deste ano, com certeza O Mágico (que chega aos cinemas hoje, dia 14) é um dos que mais se destaca, por ser o único longa-metragem de animação para adultos feitos com a técnica de animação tradicional, 2D. Lançado nos cinemas pela PlayArte Pictures, o longa francês começou a despertar a curiosidade quando foi divulgado o nome de quem iria dirigir o projeto, Sylvain Chomet, que teve seu último trabalho, As Bicicletas de Belleville, indicado ao Oscar de melhor animação e canção original animado.

Nesta nova produção, ele conta a história de um grande artista em extinção, um mágico que busca um local para se apresentar, em meio a vários astros de rock, que começaram a roubar cena no final da década de 50. Quando percebe que sua profissão de ilusionista começa cada vez mais ser esquecida e não reconhecida, ele é forçado a aceitar mais trabalhos obscuros em teatros de periferia, festas de quintais, bares e cafés. Em uma de suas apresentações, seu caminho se cruza com o de uma garota inocente, no início da jornada de sua vida, chamada Alice. Ela, enfeitiçada pelas apresentações, acredita que seus truques são mágica de verdade e resolve fugir, sequindo o Mágico, que acolhe a garota.

Essa amizade mudará a vida de ambos, pois Alice passa a ajudá-lo com os trabalhos domésticos e se encanta com os presentes extravagantes que ele “faz aparecer” para ela, como sapatos e casacos. Com o passar dos dias, para não decepcionar Alice, o Mágico percebe que está totalmente sem dinheiro e tem que trabalhar à noite para não acabar com todo o encantamento criado.

Além da animação impecável feita à mão, o grande destaque do animado é sua trilha sonora, totalmente instrumental, que é o ponto alto da produção já que o filme traz poucas falas. Muito diferente de animações de grandes estúdios como a Pixar Animation, a Walt Disney e a própria DreamWorks, O Mágico é voltado para o público adulto e pode ser considerado uma obra de arte. A história é çcontada de modo diferente e surpreendente, além de fazer uma crítica e apresentar ao público uma profissão que hoje não é mais tão valorizada.

Aqueles que já assistiram ao animado As Bicicletas de Belleville vão perceber que o novo trabalho de Sylvain Chomet não apresenta grandes novidades, mesmo assim O Mágico continua sendo um desenho animado acima da média e que consegue se destacar entre as outras produções. Infelizmente, ele pode se tornar cansativo para crianças ou pessoas que não curtem produções mais cult.


Léo Francisco*

* O amigo e jornalista é crítico de cinema e editor dos sites planeta disney (um endereço dedicado ao universo mágico dos estúdios disney) e arteview (um espaço dedicado ao mundo do entretenimento e da cultura, com informações sobre cinema, música, teatro, eventos...).

Nenhum comentário: