terça-feira, 26 de maio de 2009

Estante: Wallace & Gromit em 3 aventuras explosivas

As primeiras aventuras dos personagens de animação em stop-motion de massinha mais famosos do cinema agora estão disponíveis em DVD. Wallace & Gromit em 3 Aventuras Explosivas traz os curtas animados protagonizados pelo inventor maluco e seu fiel cachorro que abriram o caminho para a consagração do ganhador do Oscar Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005).

Realizados pela produtora britânica Aardman e pelo diretor, roteirista e brilhante animador Nick Park, as histórias são muito bem boladas e engraçadas, sempre com toques de humor inesperados e muitas referências a filmes e à cultura pop. O divertimento também fica por conta das fantásticas expressões dos personagens. Em especial a do cão Gromit que, mesmo mudo, consegue, com apenas um olhar ou levantar de sobrancelhas, transmitir, por assim dizer, toda a sua indignação aos comentários e às trapalhadas de seu dono Wallace.

A dupla foi apresentada pela primeira vez pelo britânico Nick Park em seu projeto de formatura na escola de cinema, em 1982. Em 1985, ao lado do estúdio Aardman, Park passou a desenvolver ainda mais a técnica de animação stop motion, que utiliza modelos reais criados com plasticina (tipo de massa de modelar). Depois de sete anos em cima desse trabalho, o curta Dia de Folga foi concluído e exibido com sucesso na TV inglesa.

O trabalho seguinte, As Calças Erradas, foi ainda mais elaborado, com sequências de ação e um pinguim como vilão. Lançado nos cinemas em 1993, ganhou o Oscar de melhor curta de animação, feito que se repetiria com Tosa Completa.

Inéditos em DVD no Brasil, os três históricos curtas da dupla são uma excelente introdução aos personagens de Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais (2005) - chamado pelo diretor de "o primeiro filme de horror vegetariano". Confira abaixo as sinopses dos desenhos.

Dia de Folga (1990) - todo ano Wallace e Gromit fazem um piquenique num lugar bacana. Enquanto planejam o passeio, Wallace descobre que estão sem queijo e decidem ir à Lua para saber pegar mais. Recebeu uma indicação ao Oscar, mas perdeu para A Opinião dos Animais.

As Calças Erradas (1993) - no curta animado vencedor do Oscar, É aniversário de Gromit faz aniversário e Wallace lhe compra um presente muito especial: uma moderníssima calça mecânica. Mas ele fica sem dinheiro e precisa alugar um quarto a um pinguim muito suspeito.

Tosa Completa (1994) - neste segundo curta de Wallace e Gromit a ganhar um Oscar, Gromit é considerado culpado pelo sequestro de um grupo de ovelhas. Então, Wallace e sua amiga Wendolene (pela qual Wallace é apaixonado) tentam capturar o criminoso para provar a inocência do cachorro antes seja tarde demais.

(shirley paradizo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro esse tipo de animação.