quinta-feira, 14 de maio de 2009

Seu filho vê: Naruto

Adaptado do mangá homônimo criado por Masashi Kishimoto, Naruto gira em torno de um grupo de jovens ninjas que aspiram se tornar grandes guerreiros, enfrentando tipos barras-pesadas em um universo recheado de referências às filosofias orientais. O desenho foi exibido pela primeira vez em 2002, na TV Tokyo, do Japão. Desde então, virou febre e arrebatou milhões de fãs no mundo, inclusive no Brasil. Mas qual será o segredo do sucesso de Naruto ao redor do planeta?

Reposta bem simples. O desenho é uma metáfora sobre os problemas que qualquer adolescente enfrenta em seu dia-a-dia, como preconceito, auto-afirmação, primeiro amor, rebeldia e o auto-descobrimento. Outro ponto forte é o fato de retratar a arte ninja, uma das principais referências da cultura japonesa, de forma bem interessante para o público adolescente e adulto. E ainda tem a irresistível história de vida do protagonista.

Desde o primeiro episódio, é difícil resistir à triste história do protagonista. Uzumaki Naruto tem, literalmente, “o diabo no corpo”. Tudo por que uma raposa diabólica que ameaçava a vila onde ele morava é trancada em seu corpo quando ele ainda era um bebê. Por causa desse fato nefasto, sofre represálias e passa a ser um excluído. Aos 12 anos, ele se torna uma criança-problema, ao mesmo tempo em que busca a redenção ao superar os obstáculos para se tornar o maior ninja de todos os tempos. Mas não é tão fácil.

Em seu primeiro teste na escola de ninjas, ele é reprovado. Em seguida, apaixona-se por uma colega e não é correspondido. Para piorar, não consegue controlar seus poderes. Sua má sorte e seu jeito desajeitado rendem ótimos momentos de humor. Apesar de o canal Cartoon ter optado pela versão americana do desenho, na qual muitas cenas mais pesadas foram censuradas, Naruto é indicado para crianças com mais de 9 anos, por conter de violência, mortes e uma trama mais densa e detalhista.

Personagens

Uzumaki Naruto – órfão, ele é barulhento, atrapalhado e chato, mas honesto. Um de seus maiores poderes é a auto-confiança e seu sonho é se tornar o maior ninja de seu mundo.

Uchila Sasuke – Apesar da aparência fria, distante, tem um coração gentil e se preocupa com os colegas. Todas as garotas são fissuradas nele e os colegas o invejam, inclusive Naruto.

Haruno Sakura – Seu sonho é virar ninja e seguir com Sasuke. Fraca no começo, cresce muito no decorrer da série, deixando de ser uma chorona e se tornando uma mulher determinada.

Hatake Kakashi – O jeito desleixado engana. Forte e determinado, Kakashi é o melhor do grupo, por isso tem como trabalho assistir e treinar a sua equipe.

Exibição: segunda a sexta, 12h, SBT

(shirley paradizo)

Um comentário:

Unknown disse...

amei....eu adoro muito naruto e prefiro a versao japonesa q nao é censurada.....adorei a materia e particularmente amo naruto melhor anime da terra......