segunda-feira, 9 de março de 2009

Literatura: Noites Iluminadas

Deitar e aguardar ansiosamente o momento em que os pais começam a ler histórias e contos antes de dormir. Essa cena fez parte da infância da maioria das pessoas. Hoje em dia foi deixada de lado por muita gente em meio a avanços tecnológicos como o computador e o videogame e, principalmente, a correria dos pais no dia-a-dia. Mas o hábito saudável de ler histórias, além de aproximar pais e filhos, estimula a calma, a confiança e a criatividade.

Estimular esse encontro mágico é a proposta de Noites Iluminadas (R$ R$ 39, Publifolha). Recheado de belíssimas ilustrações, o livro traz vinte histórias interativas que transportam os pequenos a uma mundo de aventuras maravilhosas, estimulam a imaginação e a concentração da criança, ao mesmo tempo em que a acalma e relaxa, por meio de técnicas de meditação. No final de cada narrativa, há uma série de "pensamentos", que devem ser apresentados aos pequenos após a leitura da história para que entendam melhor os significados das tramas.

A obra oferece também exercícios de alongamento, relaxamento, respiração e visualização, para os pais realizarem junto com seu pimpolho a fim de diminuir sua ansiedade após um dia agitado. É indicado para crianças a partir de sete anos de idade.

Para os pais, Noites Ilumindas contém uma boa surpressa. Suas primeiras páginas falam sobre o mundo infantil, imaginação e criatividade e ajudam a lidar com a ansiedade, a identidade e ensinam como prender a atenção da criança. Uma leitura valiosa tanto para as crianças como os adultos.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: