segunda-feira, 23 de março de 2009

Editorial: Hora do planeta

Pela primeira vez, o Brasil e a cidade de São Paulo vai participar do Hora do Planeta, ato simbólico contra o aquecimento global liderado por aqui pelo WWF-Brasil. No dia 28 de março, sábado, as luzes dos principais ícones da maior cidade da América Latina serão apagadas por uma hora, das 20h30 às 21h30. Na ocasião, o apagar das luzes vai "atingir" a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, o Estádio do Pacaembu, o Teatro Municipal, o Obelisco e o Parque do Ibirapuera. “Ao aderir à Hora do Planeta, mesmo em um momento de crise econômica global, São Paulo mostra que o centro financeiro do país também está preocupado com a questão ambiental”, afirma Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil. “Afinal, as soluções para estes dois desafios atuais devem andar juntas”, explica.

Além dos monumentos públicos, instituições da cidade, como o Edifício Copan, o Instituto Butantan e o MAM (Museu de Arte Moderna), já anunciaram a sua participação e apagarão as suas luzes externas no próximo dia 28 de março, bem como prédios comerciais como World Trade Center, o Sheraton Hotel e a sede da Vivo, todos na região da avenida Berrini. Outras 27 cidades do país também aderiram ao movimento, entre elas Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (SC) e Castro Alves (BA), além do estado do Amazonas.

A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Na época, 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano depois é que o evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas - são mais de 1.800 cidades em 81 países. Desde então, grandes marcos mundiais, como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, na Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova York, EUA), ficam às escuras como uma espécie de protesto por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.

Qualquer pessoa, cidade ou empresa pode aderir à Hora do Planeta. Basta se cadastrar no site da WWF-Brasil e apagar as luzes das 20h30 às 21h30, no dia 28 de março. Uma horinha em prol de um desenvolvimento justo e sustentável.

(shirley paradizo)

* fonte: wwf-brasil

Nenhum comentário: