quarta-feira, 18 de março de 2009

Princesa polêmica

Os estúdios Disney lançam em dezembro deste ano a primeira animação com uma heroína negra. Mesmo antes de estrear A Princesa e o Sapo já vem causando polêmica. Segundo o site do jornal Daily Mail, alguns internautas acusam os produtores da Disney de racismo porque o príncipe encantado da história não é negro.

Por outro lado, críticos aprovam a decisão da Disney, argumentando que o filme reflete os EUA nos dias de hoje. Ainda de acordo com a publicação, o ator brasileiro Bruno Campos é quem vai fazer a voz do príncipe na animação. Bruno já participou de uma temporada da série televisiva americana Nip/Tuck e esteve no filme O Quatrilho, de Fábio Barreto.

Ambientado na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz, o animado gira em torno da princesa Maddy, uma jovem afro-americana que vive no encantador bairro francês. Do coração dos místicos pântanos da Louisiana e às margens do poderoso rio Mississippi chega uma história de amor inesquecível, com a participação de um cocrodilo cantor, com toques de vudu e os encantos da cultura Cajun.

A Princesa e o Sapo é baseado em uma história original escrita pelos aclamados cineastas John Musker e Ron Clements (de A Pequena Sereia, Aladdin e Hercules), que também assinam a direção do filme. O vencedor do Oscar Randy Newman (de Toy Story, Vida de Inseto, Monstros S.A. e Carros) está a cargo da trilha sonora. A apresentadora Oprah Winfrey empresta a voz a Eudora, a mãe da princesa Tiana, a protagonista.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: