terça-feira, 10 de março de 2009

Embarque nesse trem...

Não tem nada a ver com animação, mas é quase um universo fantástico esse pedacinho da natureza brasileira indicado pelo pessoal do site Good4kids. Trata-se da Estação Natureza São Paulo, inaugurada em 10 de fevereiro, possibilita essa viagem surpreendente. É uma exposição permanente criada pelo Boticário e pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza está instalada em cinco vagões de trem, distribuídos em 100 metros de trilhos na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP).

Em cada um dos cinco vagões, os visitantes experimentam, de forma lúdica e educativa, a vivência da realidade de cada paisagem brasileira por meio dos sentidos. A visita inclui simulação de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas e painéis fotográficos. É possível, por exemplo, que o “passageiro” seja surpreendido pelo ambiente seco da Caatinga e uma fragrância marcante, similar à da Mata Atlântica.

Pode-se ainda sentir o cheiro típico da floresta Amazônica e conhecer um pouco mais sobre a Floresta com Araucária e o Pampa. De quebra, o visitante recebe dicas para contribuir com a proteção da natureza, em frases narradas por pessoas de diversas regiões do Brasil.

O projeto As Estações Natureza teve início em Curitiba (PR), expandiu-se para Corumbá (MS) e agora chegou a São Paulo com o objetivo de sensibilizar a população para a educação ambiental e conservação da natureza.

Estação Natureza São Paulo
Inauguração: 10 de fevereiro - exposição permanente
Local: Estação Ciência
Endereço: Rua Guaicurus, 1.394, Lapa (próximo ao Shopping da Lapa e Mercado Municipal da Lapa)
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Fecha nos feriados de segunda-feira
Ingressos: R$ 2 (menores de 6 anos, maiores de 60 anos, portadores de necessidades especiais com um acompanhante, professores, comunidade USP não pagam). A entrada é gratuita no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês

Mais informações: www.fundacaooboticario.com.br e www.eciencia.usp.br

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: