quinta-feira, 19 de março de 2009

Animando Cannes

O novo animado dos estúdios Disney/Pixar realiza uma façanha inédita na história do cinema. Up - Altas Aventuras foi o escolhido para abrir o 62º Festival de Cannes, no dia 13 de maio, com uma exibição em 3-D, anunciou a organização do evento. A abertura do festival será a estreia mundial do filme, uma comédia de aventuras que narra a história de um idoso sonha em explorar o mundo e acaba viajando de balão pela América do Sul. No dia em que realiza seu desejo, descobre que é acompanhado por um incômodo passageiro, um menino escoteiro.

Essa é a primeira vez que um filme de animação será exibido na abertura do Festival de Cannes, que já teve desenhos animados na mostra oficial, como Dumbo, Shrek e os mais recentes Persépolis e Valsa com Bashir. Em 2007, Persépolis, da iraniana Majane Satrapi e do francês Vincent Paronnaud, recebeu o prêmio do júri ao lado de Luz Silenciosa, longa-metragem do mexicano Carlos Reygadas. "Estamos muito felizes de que um filme em 3D abra o Festival de Cannes, já que se trata de uma das aventuras que o cinema oferecerá em um futuro próximo", declarou à AFP o diretor geral do Festival, Thierry Frémaux. "Além disso, estamos orgulhosos de receber o estúdio Pixar, seu brilhante universo, seus diretores e produtores talentosos", acrescentou.

Com produção do veterano John Lasseter, Up- Altas Aventuras leva a assinatura de Pete Docter - diretor de Monstros S.A. (2001) e roteirista de Toy Story (1995) e Toy Story 2 (1998) -, e Bob Peterson, roteirista de Procurando Nemo (2003). John Lasseter é diretor de criação do Walt Disney Animation Studios e da Pixar Animation Studios, vencedor do Oscar, cineasta e produtor de vários sucessos da animação, como Vida de Inseto, Procurando Nemo, Carros, Monstros S.A. e Ratatouille.

O 62ª Festival de Cannes acontecerá de 13 a 24 de maio e terá como presidente do júri a atriz francesa Isabelle Huppert. Os filmes da mostra oficial do festival serão anunciados em 23 de abril.

Up - Altas Aventuras está previsto para estrear no dia 29 de maio nos Estados Unidos e em 4 de setembro nos cinemas brasileiros. Confira as novas imagens abaixo.

* fonte: portal G1 (da france presse)

Nenhum comentário: