segunda-feira, 30 de março de 2009

Literatura: O Menino e o Boi do Menino

A belíssima prosa poética de Cyro de Mattos em seu O Menino e o Boi do Menino (R$ 25, Editora Biruta) começa por nos encantar assim: "Era ainda um bezerro quando chegou ao sítio. As orelhas de gavião, recurvas nas pontas. Cresceu e virou novilho. O menino havia colocado o nome de Pintado nele". Já neste pequeno instante do texto afinadíssimo de Cyro, dá para perceber que a partir daí o menino e o boi não serão nunca mais os mesmos. Com uma prosa enxuta e densa, Cyro constrói uma narrativa para todas as idades.

Não se trata de um livro fácil; tem uma melancolia que, aos poucos, nos faz entender que toda boa tristeza é na verdade o princípio da compreensão da beleza. O pai do menino, às vezes, lhe dizia que "o boi vale como ouro". E o menino ficava todo arrepiado com aquilo, vislumbrando o futuro do boi no açougue. Ao ler o livro de Cyro acompanhado pela não menos lírica ilustração de Maria Lúcia de Campos Brandão, aproximei-me do meu menino interior e desejei profundamente ser amigo daquele boi, acariciá-lo, protegê-lo.

Depois desejei cuidar do menino. E, por fim, quis ser o próprio boi. E o que melhor podem as palavras senão servir como machados a romper o que nos impede de mergulhar dentro de nós mesmos? É isso o que me fez a leitura da história do menino e o seu boi.

(marcelo maluf*)

* o colega blogueiro marcelo maluf, do labirintos no sótão, é escritor, músico e arte-educador. Mestre em artes pelo instituto de artes da unesp e autor dos livros infanto-juvenis meu pai sabe voar (FTD), em parceria com daniela pinotti maluf e com lançamento previsto para 2009, e jorge do pântano que fica logo ali (FTD, 2008), além do e-book construção (mojo books).

Nenhum comentário: