segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Estreia: Pequenas Histórias

Já faz nove anos que o cineasta mineiro Helvécio Ratton encantou as platéias com a versão cinematográfica do clássico da literatura infantil O Menino Maluquinho. Depois, ele mostrou sua versatilidade ao dirigir o romântico Amor & Cia., o irregular Uma Onda no Ar e o forte Batismo de Sangue. Em Pequenas Histórias, retorna ao universo da “mineirice” e da simplicidade. O título é dos mais honestos.

A proposta do trabalho é exatamente contar quatro pequenas histórias que unem elementos de humor, magia, poesia e brasilidade, que possam ser acompanhadas por toda a família. Quem une os contos é Marieta Severo, que simbolicamente tece bordados e retalhos numa grande varanda de uma casa de fazenda, enquanto se dirige diretamente à platéia para desfiar as quatro historietas.

Na primeira, um pescador vê sua sorte mudar ao se casar com a belíssima figura folclórica de Iara. Mas ele não sabe retribuir os favores desta verdadeira sereia. Na segunda, um garoto forçado a trabalhar como coroinha da igreja se apavora com as lendas (ou não?) da comunidade religiosa local. Na terceira, um ator decadente se vê obrigado a trabalhar como Papai Noel de loja para pagar o aluguel. Na última, um caipira extremamente ingênuo é presa fácil para os espertalhões da cidade.

Todas as histórias são despretensiosas, fáceis de acompanhar e se mostram claramente criadas e dirigidas para atingir o grande público, sem que para isso seja necessário nivelar a qualidade por baixo. Há toques poéticos, românticos e cômicos em todo o filme, e seguramente cada parte da platéia se identificará com uma ou duas delas.

Os episódios do Papai Noel e do caipira ingênuo talvez tivessem mais força se fossem encerrados alguns minutinhos antes; também fica claro o desnível de qualidade do elenco, que mistura grandes nomes (Paulo José, Gero Camilo, Patrícia Pillar, por exemplo) com outros nem tanto. Mas nada disso é suficiente para tirar os méritos deste filme autêntico, extremamente simpático e bem realizado, que busca o tão desejado diálogo com o público.

Exibição: dia 17, segunda, 22h, Canal Brasil

Classificação: Livre

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

Nenhum comentário: