quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Criança & TV: Riscos à saúde?

Você alguma vez pensou que a televisão pudesse influenciar na pressão arterial do seu filho? Um estudo realizado pela Associação Médica Americana revelou que crianças que passam horas na frente da TV têm mais chance de ter hipertensão. A pesquisa, que analisou 57 meninos e 54 meninas entre 3 e 8 anos, mostrou que as crianças passavam, em média, cinco horas por dia inativas fisicamente.

De acordo com os pais, elas gastavam em torno de uma hora e quinze minutos na frente da TV e 20 minutos no computador ou jogando videogames. O resultado sugere uma ligação entre pressão alta e mais tempo gasto assistindo à televisão. Já para o resto do período em que a criança ficou sedentária, não houve qualquer alteração na pressão. Para os pesquisadores, uma das explicações é que, ao ver TV, a criança passa mais tempo se alimentando com comidas não saudáveis, além do fato de que esse hábito pode atrapalhar a qualidade do sono dos pequenos.

Outros estudos já mostraram que poucas horas de descanso podem elevar a pressão. Por outro lado, sabe-se que há outros fatores que podem afetar a pressão arterial, tanto de crianças quanto de adultos, como o componente genético, a alimentação, a ingestão de sal e o nível de atividade física.

* texto da amiga ana paula pontes, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário: