sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ben 10 nos palcos

Os fãs de Ben 10 podem comemorar. Sucesso nas telas do Cartoon Network, o personagem chega aos palcos pela primeira vez com Ben 10, a Batalha pelo Ominitrix. Depois de uma bem-sucedida estreia em Buenos Aires, Argentina, a peça está em cartaz em Porto Alegre (RS). Depois, o espetáculo segue para São Paulo e Rio de Janeiro. Nele, o vilão Vilgax vai atrás de Ben para tomar dele o relógio Omnitrix, aparelho poderoso que transforma o garoto em dez diferentes alienígenas cheios de poderes.

Com aparatos tecnológicos, 11 projetores, pirotecnia e sistemas de voo, a peça promete fazer com que a criançada realmente “entre” na aventura. Para se caracterizar como os personagens, os atores usam figurinos especiais de quase três metros de altura e com controles eletrônicos; alguns dos trajes chegam a pesar 30 quilos.

Hoje não apenas um personagem de desenho animado, mas também de uma série de produtos licenciados, Ben 10 está impresso em roupas, acessórios (como um walkie-talkie em forma de relógio), calçados, material de papelaria, álbum de figurinhas e, agora, até mesmo escova e pasta de dentes. “O alcance de Ben 10 foi além do que esperávamos. Contávamos com o sucesso de As Meninas Superpoderosas, que também são heroínas das crianças, para que o personagem desse certo”, diz Adriana de Souza, diretora de licenciamento, marca e eventos do Cartoon Network.

Ela diz ainda que, com o sucesso do desenho, a Cartoon Network percebeu que os pequenos realmente gostam de se ‘ver’ em um heroi. “Os outros herois que conhecemos são adultos e têm conflitos. Ben, pelo contrário, assim como As Meninas Superpoderosas, se divertem enquanto salvam o mundo”, afirma.

A série costuma ser relacionada como algo “para meninos” (principalmente na faixa etária de 6 a 10 anos), mas Adriana conta que o desenho também tem uma série de fãs entre as meninas, que se identificam principalmente com a Gwen, prima de Ben. “Ela conhece o segredo do primo e geralmente parte com ele em suas aventuras”, conta Adriana. E o círculo de fãs pode ampliar ainda mais.

Na nova temporada, que começou em julho, Ben está com 15 anos. “Ainda não deu tempo de perceber se houve uma ampliação significativa no público, mas deve acontecer alguma mudança na faixa etária, sim”, afirma. Com traços semelhantes ao mangá (desenho japonês em que uma das características são personagens de olhos grandes), a influência de Ben 10 vem de tudo o que os criadores assistiam na infância. “Cada criador do desenho, que passou a infância assistindo a desenhos de super-herois, imprime um traço diferente à série, o que eu acredito que chegue até mesmo a influenciar na identificação global das crianças com o desenho”, diz Adriana.

A turnê deve passar por vários outros países da América Latina, incluindo Peru, México, Chile, Colômbia, Equador, República Dominicana, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela.

Ben 10 ao Vivo - a Batalha pelo Omnitrix

Em Porto Alegre
Onde: Teatro Bourbon - Av. Túlio de Rose, nº 80 – SUC 301 A
Quando: de 13 a 16 de agosto - quinta e sexta, às 20h, e sábados e domingos, às 15h
Mais informações: (51) 3375.3700

Em São Paulo
Onde: Credicard Hall - Av. das Nações Unidas, 17.955 - Santo Amaro
Quando: de 21 a 23 de agosto - sextas, às 19h30; sábados e domingos, às 11h, 15h e 18h
Mais informações: (11) 2846-6010
Preços: de R$ 60 a R$ 140 (inteiras)
Venda de ingressos: Central Ticketmaster

No Rio de Janeiro
Onde: Citibank Hall - Av. Ayrton Senna, 3.000 - Barra da Tijuca
Quando: de 29 e 30 de agosto - sábados, às 15h e 18h; domingos, 11h, 15h e 18h.
Mais informações: http://www.citibankhall.com.br/

Duração espetáculo: aproximadamente 1h30
Classificação: livre

* texto de simone tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário: