terça-feira, 25 de agosto de 2009

Estreia: O Mágico de Oz

O canal TCM celebra com os amantes do cinema do mundo inteiro o 70º aniversário da estreia de O Mágico de Oz nos cinemas. No decorrer da última metade do século 20, a história de Dorothy e seus amigos, que rumavam na Estrada de Tijolos Amarelos a caminho da Cidade das Esmeraldas, esteve presente no imaginário coletivo, graças à versão de 1939 de O Mágico de Oz. A produtora do filme, a Metro-Goldwyn-Mayer, provavelmente não imaginava o impacto que ele teria, embora não tivessem economizado para levar a história às telas.

A produção de O Mágico de Oz não foi exatamente um mar de rosas. Embora Dorothy e seus amigos tenham sido eternamente relacionados aos atores que representaram os papéis - especialmente Judy Garland -, o filme teria sido completamente diferente se os planos de elenco originais tivessem sido seguidos. W.C. Fields foi a primeira escolha para interpretar o Mágico, mas um desentendimento entre o estúdio e o problemático comediante frustrou essa ideia.

A atriz Gale Sondergaard fez o teste para interpretar a Bruxa Má. Ela era uma atriz respeitada, mas sua beleza exótica foi vencida pela aparência mais tradicional de bruxa de Margaret Hamilton. Buddy Ebsen começou as filmagens como o Homem de Lata, mas foi hospitalizado por causa de uma reação quase fatal à tinta prateada usada na maquiagem do personagem. Foi substituído por Jack Haley. E, claro, havia a personagem central. Algumas fontes dizem que o cabeça da MGM, Louis B. Mayer, estava desesperado para dar o papel à estrela mirim Shirley Temple, então sob contrato com a Fox. Com a indisponibilidade de Temple, a MGM optou por Judy Garland.

O papel a transformou em uma estrela, lhe rendeu um Oscar especial e tornou-se parte de sua lenda. A canção inesquecível de Harold Arlen/E.Y Harburg Over the Rainbow (que foi quase cortada do filme) tornou-se o tema de Garland e atingiu o status de cult. O casting não foi o único problema. O filme passou por três diretores e o script foi trabalhado por mais de 16 roteiristas, 13 dos quais não receberam créditos, incluindo os membros do elenco Jack Haley e Bert Lahr, o poeta Ogden Nash e Herman J. Mankiewicz, que assinou o roteiro de Cidadão Kane (1941).

Apesar das dificuldades e do fracasso inicial de bilheteria, O Mágico de Oz foi indicado ao Oscar de melhor filme, fotografia, direção de arte e efeitos especiais, e levou os prêmios de melhor canção (a inesquecível Over the Rainbow) e trilha sonora original. O filme também ocupou o décimo lugar na lista dos "100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos", no compilado do American Film Institute de 2007. Talvez seja o que tenhamos hoje de mais próximo a um conto de fadas universal.

Exibição: dia 25, terça, 22h, TCM

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: