quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Miyazaki de volta aos cinemas [atualizado]

A Disney divulgou trailer americano do longa de animação Ponyo (Ponyo on the Cliff by the Sea), de Hayao Miyazaki - responsável pelo premiado A Viagem de Chihiro e considerado um dos grandes animadores do Japão da atualidade. Inspirado livremente no conto de fadas A Pequena Sereia, escrito originalmente por Hans Christian Andersen, o animado segue Ponyo, uma peixinha dourado que vive no fundo do mar com o pai e as irmãs. Apesar de feliz, ela sempre teve muita curiosidade para saber como era o mundo fora dali.

Um dia, pega carona em uma água-viva para subir à superfície. Chegando lá, é capturada por uma rede de pesca e se perde no meio da enorme quantidade de lixo boiando no mar. Para sua sorte, é resgatada por Sosuke, um menino de 5 anos que vive coma a família à beira-mar. Ele a leva para casa e promete cuidar dela para sempre. Ele promete cuidar dela para sempre. O amor e a amizade entre os dois é tão grande, que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu novo amigo. Porém, o pai peixe está determinado a recuperar a filha.

Na versão americana, o animado conta um time de astros: Noah Cyrus, irmão mais novo de Miley Cyrus, Matt Damon (de Ultimato Bourne e Os Infiltrados), Cate Blanchett (de O Curioso Caso de Benjamin Button), Frankie Jonas (da banda Jonas Brothers), Tina Fey (da série televisiva 30 Rock), Cloris Leachman (de Golpe Baixo), Liam Neeson (de As Crônicas de Nárnia), Lily Tomlin (de A Última Noite) e Betty White (de A Casa Caiu).

Ponyo será lançado pela Disney nos Estados Unidos no dia 14 de agosto de 2009. No Brasil, o filme será distribuido pela Playarte, que adiou novamente a data de lançamento do desenho (antes estava marcado para dia 09 de outubro). Tudo indica que por aqui o animado só deve chegar em janeiro de 2010. Como lembrete, o animado participa da competição do Festival de Veneza, que acontece entre os dias 2 e 12 de setembro. Confira o trailer abaixo, é lindo demais!



(shirley paradizo)

3 comentários:

Diego A. disse...

A Viagem de Chihiro foi extremamente tocante. Se Ponyo tiver metade dessa carga emocional, o ingresso já tá valendo. Mas tratando-se de Miyazaki, alguém duvida disso? Aposto que mais uma pérola do gênero animação vem aí...

Gema disse...

E deverá ser tão bom como os outros... acho que compro quando sair em DVD, em vez de ir ao cinema.

Tiago disse...

Já pude assistir a versão original desta animação. É bem diferente de Chihiro, Princesa Mononoke e outros, é completamente voltado ao público infantil. Claro que qualquer um pode assistir sem problemas, mas em diversos momentos nos faz lembrar de desenhos do incio dos anos 90. Bem original, mas não considero um dos seus melhores trabalhos.